Giulia Lins, Lane Community College

Por que você escolheu estudar nos EUA?
Eu sempre sonhei em estudar/morar fora do Brasil desde bem pequena. Quando eu tinha 16 anos eu fiz um intercâmbio estudantil com o Rotary e morei por 1 ano em uma cidadezinha no estado de Vermont nos Estados Unidos. Durante esse ano eu nunca me senti tão em casa mesmo estando longe de tudo que me era familiar. Eu me apaixonei mais ainda pelos EUA, e pela independência, desafios, e experiência que esse país me proporcionou e ainda proporciona constantemente.

O que você mais gosta na Lane?
O que eu mais gosto na Lane é o suporte que eles dão a todos os seus estudantes internacionais. Eles te acompanham durante todo o processo até sua chegada a Eugene, com direito até o translado do aeroporto até os dormitórios!

 

 

O que você mais gosta em Eugene?
O que eu mais gosto em Eugene e o seu espírito universitário e a quantidade de natureza e trilhas lindas a sua disposição!

Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” ao chegar?
Como eu já havia morado nos Estados Unidos antes de me mudar para o Oregon, meu choque cultural foi bem pequeno. Mas não importa quantos lugares você morou ou visitou, o choque cultural sempre irá acontecer ao chegar em um novo país ou estado, e às vezes pode ser nas coisas mais pequenas como o clima mais seco ou o jeito como as pessoas se cumprimentam.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estuda no exterior?
Não tente viver como os americanos vivem, nem se compare com seus colegas que ganham em dólar ou vêm de outro país com a taxa de câmbio bem melhor que a nossa. Cada um tem sua condição financeira e você não tem que se sentir mal por não conseguir acompanhar alguém que tem uma renda bem melhor que a sua. Tente conseguir algum trabalho no campus da sua universidade ou pedir uma autorização para trabalhar fora da faculdade, a maioria dos estudantes fazem isso por aqui, é super normal!

 

 

Como você acha que você se beneficiará do seu estudo no exterior?
Ao concluir meus estudos no exterior, eu espero que com as conexões feitas durante os meus estudos e o diploma de uma universidade internacional, minhas oportunidades no mercado de trabalho sejam abundantes e que isso me dê uma boa segurança de vida independente de onde eu escolha trabalhar.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Não desista com o primeiro obstáculo que você encontrar no seu caminho, seja paciente com a sua adaptação. Morar no exterior não é fácil e com certeza não é igual aos filmes, então tenha os pés no chão em relação a sua realidade. Não é porque você saiu do brasil que vai tudo dar certo imediatamente. Esteja aberto para cometer erros e aprender com eles, só assim você consegue tirar o melhor da sua experiência fora do Brasil.