Estudar no Canadá

Fazer intercâmbio no Canadá é escolher um destino top. É uma grande nação, que se estende desde o Atlântico ao Pacífico e que oferece ricas oportunidades para quem planeja estudar no exterior.

Estudar no Canadá

Fazer intercâmbio no Canadá é escolher um destino top. É uma grande nação, que se estende desde o Atlântico ao Pacífico e que oferece ricas oportunidades para quem planeja estudar no exterior.

Além de ser local de uma beleza natural fascinante, com montanhas, lagos, planícies, florestas e geleiras, o território canadense é também o lar de vibrantes cidades cosmopolitas, com um cenário musical, de entretenimento e arte em franco desenvolvimento.

Também é considerado um lugar seguro para estudar e realizar intercâmbio e o padrão de vida está entre os mais altos no mundo. Além disso, a ONU tem constantemente colocado o país entre os dez melhores lugares para viver desde 1994.

Os canadenses colocam uma importante ênfase na educação e o governo destina investimentos substanciais ao sistema educacional. O país é, inclusive, pioneiro no uso da internet em sala de aula com seu programa SchoolNet.

As universidades são bem equipadas, com excelente infraestrutura. Estudar no Canadá significa garantir uma educação de qualidade e qualificações que serão respeitadas globalmente.

Outras opções de estudo e intercâmbio para estudantes de outros países são as chamadas university colleges, community colleges e career colleges, que oferecem cursos mais práticos e profissionalizantes ou voltados para áreas mais específicas.

Há, também, cursos de inglês e francês no Canadá para todos os gostos. Essas são as duas línguas oficiais dessa incrível nação bilíngue.

 

Tipos de Institutos e Cursos

 

O Canadá é uma nação bilíngue, que tem o inglês e o francês como suas línguas oficiais. Para quem pensa em estudar e fazer intercâmbio no Canadá, as instituições educacionais canadenses oferecem cursos de graduação e de pós-graduação. Na maioria das universidades, as aulas são em inglês. Entretanto, há outras nas quais o francês prevalece, especialmente em Quebec.

Além das universidades, existem ainda as university colleges e community colleges. Essas últimas oferecem tipicamente cursos técnicos e profissionalizantes. Já as university colleges também dispõem de programas similares, assim como cursos de bacharelado.

As universidades e faculdades universitárias estão registradas na Association of Universities and Colleges of Canada – AUCC (Associação das Universidades e Faculdades do Canadá), o que garante um alto nível de qualidade das instituições que oferecem intercâmbio.

Também há um grande número de cursos de idiomas, ensinando tanto francês como inglês. As principais escolas de idiomas do país voltadas para quem deseja estudar inglês e francês estão reunidas na associação Languages Canada.

A Embaixada canadense no Brasil também dispõe de uma seção especial chamada Estudando no Canadá.

 

Vistos e Requisitos para Entrada

 

Como estudar no Canadá
Na maioria dos casos, a aplicação é feita diretamente com a instituição escolhida. Entretanto, caso queira se candidatar a vagas em uma instituição em Ontário, deve aplicar por meio do Ontario Universities’ Application Centre-OUAC (Centro de Aplicação das Universidades de Ontário).

Requisitos 
Cada universidade ou faculdade tem sua própria política a respeito dos requisitos para admissão de estudantes interessados em cursos de graduação ou pós-graduação no Canadá. Contate diretamente a instituição escolhida para obter informações sobre as exigências necessárias para ingresso no curso de interesse.

Vistos
Antes de solicitar um visto de estudante, é preciso ser aceito por uma instituição canadense com um curso reconhecido. Para outros detalhes sobre como solicitar um visto de estudante , visite a página do Citizenship and Immigration Centre-CIC (Centro de Cidadania e Imigração) ou o site da Embaixada do Canadá no Brasil.

Estudar e trabalhar no Canadá
É possível trabalhar enquanto você estiver estudando ou realizando intercâmbio. Na maior parte dos casos, será preciso solicitar uma permissão de trabalho para estudantes. Para detalhes, entre na página do CIC (Centro de Imigração).