international graduates

Opções para os estudantes após se formarem na Austrália

Mercado de trabalho

A maioria das pessoas formadas diz que seus estudos na Austrália trouxeram muitas vantagens para suas carreiras. Assim, você pode se sentir confiante de que a experiência acadêmica vai te preparar para o sucesso. No entanto, acreditamos que essa vivência não é apenas para obter uma qualificação. Trata-se também de adquirir habilidades, conhecimento, contatos e experiência para alcançar o sucesso na próxima fase de sua vida.

Caso você queira ficar no País

Você pode ser elegível para trabalhar depois de concluir sua formação e colocar seu conhecimento recém-adquirido em prática, ganhando experiência de trabalho local. Instituições de educação e órgãos governamentais ajudam a conectar estudantes a empregadores em feiras de carreiras, centros de emprego e eventos de networking do setor em todos os estados e territórios. Suporte, aconselhamento e oportunidades que você terá acesso vão trazer muitas vantagens para você iniciar sua carreira.

Se os planos são ficar na Austrália e trabalhar depois que seu visto atual expirar, você precisará obter um novo visto. Existem várias opções: descubra o que é melhor para sua situação. Mais informações: Department of Home Affairs.

 

teacher and students

 

Trabalhar no exterior

Sua qualificação australiana fará de você um funcionário atraente para empregadores em seu país e em todo o mundo. Na maioria dos campos, uma qualificação australiana é reconhecida e aceita por empresas globalmente. As universidades e faculdades australianas têm redes mundiais e podem te ajudar a fazer conexões com companhias no exterior.

Continue estudando na Austrália

Você pode continuar estudando na Austrália para obter uma qualificação mais alta ou embarcar em outra área de interesse. Se decidir dar sequência na trajetória acadêmica, verifique se o seu visto permite isso ou se precisa solicitar um novo documento. Se concluiu faculdade, mestrado ou doutorado, pode ser elegível para ingressar no mercado – com o visto “Temporary Graduate” – subclasse 485.

Dê uma navegada em Department of Home Affairs para saber mais sobre vistos e ver quais são as opções disponíveis.

Preparando para retornar

Depois de terminar seu curso, você pode estar ansioso para voltar para seu país de origem para ver seus amigos e familiares. Se você for para casa para estudar ou trabalhar, há algumas coisas importantes a fazer antes de sair da Austrália:

  • Veja como enviar seus pertences de volta.
  • Obtenha em sua instituição os resultados de exames que não façam parte de sua qualificação acadêmica.
  • Peça de volta a caução da sua casa ou apartamento – caso seja um aluguel.
  • Junte-se a organizações de ex-alunos.

Muitas instituições realizam sessões informativas ou seminários sobre como voltar para casa e se adaptar à vida fora da Austrália. Peça mais informações à equipe de apoio a estudantes internacionais.

 

Monash cafe

 

Mantenha contato por meio de grupos de ex-alunos

Com mais de meio milhão de estudantes internacionais, vindo de 192 países diferentes, atualmente estudando na Austrália, temos certeza de que você fará novos amigos de diversas partes. Não há melhor maneira de manter contato do que por meio de associações de ex-alunos.

Onde quer que seu caminho te leve, ingressar em um grupo de ex-alunos de sua instituição pode te ajudar a seguir sua trajetória. Você pode encontrar e ingressar em associações de ex-alunos na Austrália e no seu país com base em sua instituição específica, no curso que você estudou ou em outros estudantes de sua nação. A maioria dessas redes está online, por isso é fácil ser um membro ativo.

O que isso pode te ajudar:

  • Dê o pontapé inicial em sua carreira: ex-alunos que trabalham em sua área podem ser uma ótima referência quando você está estabelecendo seu caminho. Eles podem dar orientação sobre seu setor e informações sobre empregos por meio de boletins e publicações.
  • Mantenha contato: eventos sociais permitem manter contato mesmo quando você e seus ex-colegas de classe ingressam no mercado de trabalho ou estão em outras partes do mundo.
  • Tenha apoio: família e amigos vão te receber em casa, mas uma rede de ex-alunos está repleta de pessoas que compartilham experiências semelhantes e podem te apoiar.
  • Retribua: os grupos de ex-alunos permitem que você seja um mentor dos “calouros”. Você pode usar sua experiência e contatos para ajudar outros. Esses grupos organizam muitas atividades beneficentes e comunitárias, portanto, ser membro facilita muito.

Esse texto foi publicado no site do Governo Australiano à Study Australia