Bruno Santos

Em Vancouver o que não falta, tanto no verão quanto no inverno, são passeios e pontos turísticos. A Grouse Mountain que fica no lado norte de Vancouver é uma das atrações mais legais. De muitos pontos da cidade é possível ver esta linda montanha, e aos seus pés o norte de Vancouver, onde você vai ver muitas mansões e conhecer alguns parques bastante conhecidos como o Capilano que é onde fica aquela famosa ponte suspensa.grouse mountain

Para chegar à Grouse você tem que primeiro ir para North Vancouver, e para isso você pode ou pegar um ônibus no centro ou pegar o Seabus (meu preferido). Em North Vancouver, você tem que pegar outro ônibus, que depois de algumas voltas vai te deixar na “entrada” da montanha. Chegando lá, você verá as lindas e grandes gôndolas que te levarão ao topo da montanha. Mas é claro que não são gratuitas. O ticket para subir e descer custa em torno de 50 dólares. Mas se você tem um estilo aventureiro, não quiser gastar essas 50 pratas e for durante o verão, você terá uma outra opção, subir até o topo por uma trilha!

A primeira vez que fui à Grouse, durante o verão, fui junto com um grupo de amigos e nós decidimos subir pela trilha. A subida é bastante íngreme e com alguns obstáculos. Depois de mais ou menos 20 ou 25 minutos subindo, olhávamos para cima, mas não conseguíamos ver muito longe, então aquela ansiedade ia tomando conta de nós. Não sabíamos se já estamos chegando ou não. Todos nós já estávamos ofegantes depois de 30 minutos, quando vimos a placa indicando que havíamos feito apenas ¼ da trilha! Mas olhamos para frente e continuamos a subir. Eu gosto muito de esportes e aventuras, mas confesso que imaginava uma subida um pouco mais fácil. Quando chegamos à metade, depois de mais de uma hora subindo a trilha sem parar, era notável o cansaço de cada um. Mas mesmo assim continuamos animados, tirando muitas fotos e subindo, subindo! Depois de cansativas, mas incríveis, 2 horas e 40 minutos, chegamos no topo da montanha!

Do topo da Grouse, você tem uma vista incrivelmente maravilhosa! É possível ver a cidade de Vancouver inteirinha, o mar, outras montanhas… A paisagem realmente é de deixar a boca aberta! Além da vista, você pode visitar alguns dos famosos totens, ver ursos bem de perto e fazer um piquenique ao ar livre ou comer um lanche na lanchonete. A decoração do lugar também é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Não se esqueça de levar uma câmera fotográfica!

Depois de apreciar a vista e conhecer, fazer um lanche e tirar muitas fotos, nós decidimos descer. Porém estávamos todos muito cansados, o sol já estava se pondo, não queríamos descer toda aquela trilha de novo. Para nossa surpresa, o ticket das gôndolas, para descida somente, custa apenas 10 dólares! Não podia ser melhor! Descemos na moderna gôndola apreciando de longe as luzes da cidade.grouse mountain

Você também não pode deixar de visitar a montanha durante o inverno. Apesar da trilha até o topo estar fechada, o dinheiro gasto com a gôndola definitivamente vale a pena. Será um passeio totalmente diferente, porém, no mesmo lugar. Você verá muita neve! Pessoas vestidas dos pés à cabeça com seus esquis e snowboards por todos os lugares. Só pelo fato de ser algo diferente, tudo fica mais interessante, mas mais do que isso, você precisa pelo menos uma vez fazer esqui ou snowboard, a sensação é indescritível!

Então apesar dos muitos passeios e curiosidades que Vancouver vai lhe proporcionar, a Grouse é uma atração que agrada a gregos e troianos, faça sol ou…neve, você não pode deixar de ir e tirar muitas fotos!