Dicas para conseguir um emprego de meio período para quem estuda no exterior
Mente aberta
Quando você estiver procurando por empregos de meio período no exterior, tenha a mente aberta! Como esses empregos tratam de financiar suas viagens de fim de semana e outras despesas, tente se preocupar menos com a aparência do seu currículo e concentre-se na flexibilidade. Você quer um trabalho de estudante de meio período que funcione com seu horário de aula, não contra ele.
Procure todos os tipos de empregos estudantis, incluindo vagas como babá, restaurantes, auxiliar de escritório e muito mais! Tente encontrar um emprego de estudante de meio período para o qual você possa se deslocar facilmente de sua universidade ou bairro. Existe um café próximo contratando em meio período? Uma família local precisa de um passeador de cães na hora do almoço?
Se você aproveitar sua formação educacional diversificada, avaliar trabalhos de assistência no exterior também pode ser uma ótima escolha para você. Posições como essas incluem embaixador de estudantes internacionais e assistente de programa de estudos no exterior. Ser criativo e flexível para o máximo de oportunidades possível é necessário quando você está procurando um emprego no exterior. No fim das contas, estudar fora está muito relacionado às experiências!
Prepare seu currículo
Embora você possa pesquisar e se inscrever virtualmente para empregos de meio período, muitas vagas são preenchidas informalmente, bastando apenas entrar e entregar ao gerente seu currículo. É por isso que é importante sempre levar cópias impressas do seu currículo quando estiver fora de casa, para que você possa se inscrever facilmente se encontrar um estabelecimento que pareça interessante.
Quando eu estava procurando empregos de estudante de meio período na Suécia, preparei dois currículos: um em sueco e dois em inglês (um para trabalho corporativo e outro para trabalho administrativo). Enviar currículos em inglês para empresas que contratam online é útil ao procurar vagas no exterior ou conseguir uma posição internacional. Quando andava de bicicleta ou caminhava pelo centro da cidade, trazia as outras duas versões do meu currículo para distribuir em lojas e restaurantes. Com esse método, fui chamado para muitas entrevistas e contratado para dois cargos administrativos diferentes.
Vista-se da melhor maneira para a entrevista
Ao tentar encontrar empregos para estudantes de meio período no exterior, as primeiras impressões são tudo! Se você entregar seu currículo pessoalmente, dê ao gerente um bom sorriso e um cumprimento amigável que ele/ela lembrará ao examinar seu currículo.
Se gostarem do seu currículo e o chamarem para uma entrevista, esforce-se para se vestir bem e adequadamente para o trabalho para o qual você está se candidatando. Use roupas limpas e arrumadas que mostrem que você. Leve a sério esta oportunidade.
Se a entrevista for conduzida no idioma nativo do país anfitrião e você ainda não for fluente, pratique em casa, concentrando-se nas palavras ou frases que podem ser necessárias. Mesmo se você estiver confiante em suas habilidades na língua, praticar em casa fará com que você pareça mais calmo, tranquilo e controlado quando se sentar para a entrevista.
Use sua rede e suas habilidades com gestão de tempo
Enquanto algumas pessoas podem ter sorte ao se candidatar para vagas de meio período, outras podem precisar de semanas ou meses para conseguir um. Se você pertence à segunda categoria, não se preocupe! Continue se concentrando em seus estudos e use seu tempo livre para procurar emprego. Diga a seus amigos ou às pessoas que você conhece que podem ter alguma informação sobre trabalho de meio período. Vá atrás de algumas dicas úteis sobre como conseguir um emprego. Fortaleça suas conexões e continue se candidatando! Sua hora vai chegar.
Quando você conseguir encontrar um emprego de meio período, confira dicas para ajudá-lo a balancear seu trabalho e estudo. Ao gerenciar seu tempo de forma eficaz entre trabalhar e estudar no exterior, você terá sucesso tanto na sala de aula quanto no local de trabalho.
Texto publicado originalmente em: educations.com