Devo tirar um ano sabático?
Escolher um ano sabático após concluir os estudos tornou-se mais comum e mais universidades estão incentivando os alunos a fazê-lo. Alguns até propuseram fazer anos de intervalo obrigatórios ou um ano de serviços gerais em um país. Apesar dos benefícios potenciais de um ano sabático, muitas pessoas não estão familiarizadas com o conceito e podem sentir que isso envolve viagens sem objetivo ou perda de tempo.
Ano sabático:
Um ano sabático é o período de experiência e de aprendizado entre a formatura do ensino médio e a admissão na faculdade. Os anos de intervalo destinam-se a proporcionar férias do mundo acadêmico para se descobrirem e decidirem que tipo de educação e trabalho desejam seguir. Os anos de intervalo podem assumir várias formas, incluindo trabalho remunerado, estágios e voluntariado. Esses eventos podem ser realizados por conta própria ou como parte de um programa de ano sabático planejado. É uma “pausa” que geralmente acontece após o ensino médio e antes da faculdade. Os intervalos podem assumir várias formas, incluindo a participação em um programa estruturado, viagens individuais, trabalho como estagiário ou trabalho (assalariado ou voluntariado).
Por quê?
Várias faculdades incentivam os alunos a tirar esses “intervalos” e permitem que os candidatos admitidos adiem sua entrada por um ano. Algumas escolas até oferecem oportunidades de ano sabático patrocinadas pela universidade. É uma evidência de essa pausa pode beneficiar. Com base em uma pesquisa, as duas causas mais frequentes para uma pausa foram o esgotamento com a conclusão do ensino médio e o desejo de entender mais sobre si mesmo. Pode ser um jeito de ter tempo para se recuperar, reorientar e aprender sobre si mesmo.
No entanto, os intervalos não são para todos. Programas de ano sabático e viagens ao exterior podem ser caros, então considere como pode afetar suas finanças e se é certo para você. Para evitar desperdício de tempo ou retardar seu progresso acadêmico, você deve entrar no ano sabático sabendo exatamente o que deseja explorar e aprender. É improvável que um sabático sem foco forneça resultados benéficos. Finalmente, você deve considerar se adiar sua matrícula na faculdade é a melhor decisão.
Como planejar?
Embora seu ano sabático não precise seguir um cronograma rigoroso ou ser meticulosamente planejado, tenha claro o objetivo de como gastará seu tempo. Você pode optar por começar participando de um programa antes de fazer a transição para uma fase menos organizada de viagem. Procure oportunidades on-line, como empregos remotos e estágios. Afinal, você quer garantir que está aprendendo e crescendo.
O que você gostaria de fazer durante o seu ano sabático?
Esses intervalos devem ser individualizados e sua experiência ideal pode diferir significativamente de outra pessoa. Embora você possa dividir seu ano em etapas para incluir diversas atividades, cada etapa deve enfatizar o progresso e a autodescoberta. Se você decidir viajar, obter experiência em um campo de estudo ou ser voluntário, deve se perguntar o que espera aprender com a experiência. Trabalhar (em um estágio ou uma posição remunerada), alguma iniciativa voluntária, viajar e aprender uma habilidade são as atividades mais populares realizadas durante os anos sabáticos. Você deve conhecer várias opções se preferir trabalhar com um software. O conteúdo do programa de ano sabático varia muito, com alguns programas enfatizando o voluntariado, desenvolvimento de habilidades e aprendizagem de idiomas.