8 razões para que estudantes tenham tecnologia em sala de aula

A tecnologia continua a ter um impacto profundo nos alunos atualmente, permitindo que eles estejam em pé de igualdade e ampliem seus horizontes como nunca antes. Com a ajuda tecnológica, as necessidades dos estudantes modernos estão sendo atendidas em novos patamares.

A pandemia da Covid-19 demonstrou até que ponto a tecnologia pode ir para atender às necessidades de maneira remota. Confira oito motivos pelos quais os alunos precisam desses recursos na sala de aula e como pode-se melhorar a educação.

Melhoria na colaboração

A tecnologia quebra as barreiras. Dois ou mais alunos não precisam mais estar fisicamente localizados no mesmo estado ou país para trabalharem juntos em um projeto com a ajuda de ferramentas colaborativas online, como o pacote de ferramentas do Google ou o Microsoft Teams. Eles podem conversar, revisar e editar os trabalhos uns dos outros com apenas alguns toques no teclado.

Tomada de responsabilidade

A tecnologia permite uma abordagem individualizada na educação. Os educandos podem avaliar seus próprios pontos fortes e fracos com ferramentas tecnológicas. Eles também podem manter o ritmo para cumprir seus objetivos de aprendizagem. Esses recursos permitem que todos confiram as aulas e refaçam conteúdos desafiadores. Eles também podem cumprir a etapa de avaliações.

Cidadania digital

Sabendo que os aprendizes de hoje são os líderes de amanhã, nunca é cedo demais para ensiná-los como se envolver de forma responsável na plataforma online. Os alunos podem aprender como se tornar cidadãos digitais responsáveis, isto é, indivíduos ​​que se comunicam, pesquisam e se envolvem com outras pessoas de maneira respeitosa em um ambiente virtual.

Melhoria da privacidade online

Enquanto os alunos estão aprendendo informações essenciais, eles também estão compreendendo as ameaças potenciais à segurança de fazer parte de um mundo interconectado. Por exemplo, estudantes podem ser instruídos sobre os ataques cibernéticos do Zoom e como usar as ferramentas de pesquisa de e-mail em contatos potencialmente suspeitos, podendo assim descobrir quem é o proprietário do endereço de e-mail e garantir que eles estejam se comunicando apenas com as pessoas apropriadas.

Preparação para o mercado de trabalho

O contexto atual exige que os trabalhadores sejam capazes de habilidades básicas de informática:

  • Calendários virtuais
  • Softwares de teleconferência
  • Criação de páginas na web (sites)
  • Lousas eletrônicas
  • Programas de gestão de projetos
  • Demais opções de softwares

    Trabalhos que, antes, dependiam de papel e lápis ou recursos manuais, agora, envolvem um modelo híbrido de habilidades, incluindo conhecimentos básicos de informática. Ao incorporar essas tecnologias ao programa de aprendizado regular, as instituições educacionais podem garantir que os alunos sejam capazes de trabalhar com eficácia em um formato de escritório.

    Apoio aos mais variados tipos de aprendizes

    Não existem duas pessoas que aprendam exatamente da mesma maneira. Alguns alunos aprendem vendo um exemplo, enquanto outros se saem melhor com instruções práticas. A tecnologia adaptável permite que o público seja apresentado às informações de diferentes maneiras e se ajuste de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Os professores de hoje podem receber feedback em tempo real para ensinar melhor e adaptar seus estilos de ensino para atender a estudantes onde quer que estejam, resultando em uma melhor experiência de aprendizado.

    Acesso fácil à informação

    A tecnologia permite que todos acompanhem o ritmo acelerado do fluxo de informações. Os professores podem dar acesso a notícias atuais e eventos mundiais para que se possa discutir o que está acontecendo no mundo agora. Além disso, os mecanismos de pesquisa podem rastrear informações importantes para ajudar a compreensão de diferentes perspectivas sobre problemas contemporâneos.

    Foco em criatividade

    Sim, a tecnologia potencializa a criatividade. O antigo modelo de aprendizagem pode ser descartado para abrir caminho para a individualidade. Estudantes podem tomar mais decisões sobre os tipos de assuntos que aprendem e quais tópicos exploram. Além disso, eles podem usar os recursos disponíveis para aprender sobre suas perspectivas de carreira no futuro, com mais controle sobre a educação.

    Conclusão:

    A tecnologia pode ajudar a unir as pessoas, fornecendo recursos para comunidades carentes e estimulando a curiosidade. No entanto, os estudantes precisam receber as ferramentas e os recursos necessários para garantir que possam aproveitar as vantagens que a tecnologia oferece, bem como dicas para ajudá-los a se manterem seguros na plataforma on-line.

    Autora: Emily Andrews