community college students

Transferência de uma faculdade comunitária

 

Muitos estudantes americanos – e mais de 90 mil internacionais – frequentam a faculdade comunitária pelos dois primeiros anos da vida universitária. Com mais de 1.200 instituições nesse formato espalhadas pelo País, há muitos benefícios nesse modelo em comparação ao formato de 4 anos dentro de uma universidade. Faculdades comunitárias oferecem uma mensalidade consideravelmente mais baixa, aulas mais curtas e apoio estudantil. Para aqueles que visam um bacharelado (diploma universitário), a transição de uma instituição comunitária para uma universitária para os dois últimos anos pode ser bem fácil.

O plano é popularmente conhecido como o Modelo 2 + 2. Um diploma universitário nos Estados Unidos leva, no mínimo, quatro anos. No final, a certificação será válida apenas na lista de instituições que validam o bacharelado. 

2 anos de Community College (faculdade comunitária) + 2 anos na universidade = 4 anos (Bacharelado/Diploma Universitário)

A Seattle Colleges, composta pelas North, Central e South Seattle Colleges, conta com 50 mil estudantes locais e mais de 3.800 internacionais. Aproximadamente 85% daqueles que vêm de outros países planejam fazer o modelo 2 + 2. Em geral, eles optam por um diploma de Associate of Arts, Associate of Business ou Associate of Science.

Alunos optam por estudar artes, ciências ou negócios e tudo depende do que eles querem se “especializar” – a graduação é o foco principal nos dois anos finais. Durante o primeiro e segundo anos, os alunos de universidades ou faculdades comunitárias estudam “Educação Geral”, que inclui uma ampla variedade de assuntos, como humanidades, ciências sociais e ciências naturais. Além disso, fazem alguns cursos básicos para se preparar para a graduação. Eles precisam selecionar cuidadosamente esses cursos com seu orientador acadêmico, para que estejam preparados para ingressar no terceiro ano.

A Seattle Colleges tem um dos maiores índices de matrículas de estudantes internacionais nos EUA. Eles oferecem excelentes vínculos com universidades para que os alunos possam facilmente se transferir e concluir o bacharelado (curso universitário). A instituição tem acordos de articulação com todas as universidades no estado de Washington (onde Seattle está localizada), sendo que algumas delas são altamente qualificadas. A University of Washington, por exemplo, é uma escolha bem comum devido às filiais em Seattle, Bothell e Tacoma.

 

brazilian students

 

TRANSFER ADMISSION GUARANTEE – TAG (uma garantia de admissão na transferência)

Uma das iniciativas mais bem-sucedidas das faculdades de Seattle para atrair e apoiar alunos é o Transfer Admission Guarantee (TAG) – uma garantia de admissão na transferência.

Atualmente, existem de 15 a 20 TAGs e várias outras estão sendo negociadas. Os alunos internacionais podem escolher uma das universidades listadas nos formulários de inscrição da Seattle Colleges e receberão uma carta da universidade junto com os documentos para admissão.

A carta TAG da universidade é dirigida ao candidato e garante sua admissão após a conclusão do “Seattle Colleges’ Transfer Degree”, levando em consideração uma média de notas específica (chamada de grade point average (GPA) – pode ser que, ocasionalmente, seja necessário um certificado do TOEFL ou um curso específico. A carta normalmente não garante a admissão aos cursos mais competitivos. O GPA exigido para garantir a transferência varia de 2,0 a 3,5 em uma escala de 4,0.

Um GPA de 3,5?

Os pais e futuros alunos costumam perguntar como é o desempenho da maioria dos estudantes internacionais – ou em outras palavras, quão acessível é este GPA que oscila entre 2,0 e 3,5? Cada pessoa é única e está mais ou menos preparada para estudar no ensino superior nos EUA. Descobrimos que os melhores alunos fazem uso de nossos serviços de tutoria gratuitos e marcam reuniões com instrutores/orientadores, caso não entendam algo em sala de aula. Aqueles com melhor desempenho sabem que uma sala de aula americana é um local interativo e a participação ativa (inclusive isso é pontuado com nota) é algo esperado. O resultado final: os alunos internacionais nas faculdades de Seattle têm uma média de 3,4 (GPA).

Logo, o GPA para frequentar todas as instituições atuais do TAG é viável.

Essas parcerias (TAG) são criadas para dar aos alunos a oportunidade de economizar com as mensalidades da faculdade comunitária e ainda se transferir e se formar em uma universidade de primeira linha.

Andrea Insley (Ed.D. – doutora em educação) é vice-chanceler em Iniciativas Globais no Seattle Colleges.