Nicole Minchio, Santa Barbara City College
Por que você escolheu estudar nos EUA?
Eu escolhi estudar nos Estados Unidos porque vejo que o método de ensino é muito diferente do Brasil, no qual você pode escolher o seu curso até o segundo/terceiro ano de faculdade. Nos primeiros anos, os alunos fazem aulas gerais e assim se tem a oportunidade de escolher o que realmente você tem aptidão. Diferentemente, no Brasil, você começa a faculdade sem saber o que exatamente você vai estar estudando.
Além disso, as universidades nos Estados Unidos recebem muitos financiamentos, e assim, os recursos das mesmas são abundantes. Por exemplo, os centros de pesquisas nas Universidades da Califórnia são muito valorizados, e os alunos podem usufruir-los e utilizar todos os recursos como ferramenta de aprendizado.
O que você mais gosta na SBCC?
O campus da SBCC é simplesmente maravilhoso, a vista da pro mar e para as montanhas. Toda vez que eu entro no city college, eu fico sem fôlego! E quando você tem um tempinho entre uma aula e outra, você pode comprar um smoothie e caminhar pela praia! Não é perfeito?!
Mas o ponto mais importante são os recursos que a SBCC oferece. Qualquer coisa que o aluno precisar, o college vai estar ali com toda uma equipe para ajudar. Alguns dos meus favoritos são: International Office (eles vão ajudar todos os alunos internacionais, com qualquer coisa que o aluno precisar), Career Center ( se ainda não sabe com o que você quer estudar, ou qual a sua aptidão, eles vão te ajudar a achar o caminho para obter suas respostas) e o Transfer Center (para os alunos que procuram transferir, os counselors vão te orientar). SBCC possui uma equipe muito forte, e farão de tudo para que o aluno alcance seus objetivos.
O que você mais gosta em Santa Barbara?
Santa Barbara é uma cidade linda, e as pessoas são muito carinhosas. Além de ter a praia e as montanhas para fazer caminhadas, a State Street é um ótimo lugar para fazer compras!
Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” ao chegar?
Sim! Por mais que as pessoas sejam muito gentis, eu tive um pouco de dificuldade em fazer amigos, pois a maioria de seus colegas de classe são diferentes em cada aula. Mas não demorou muito para eu conseguir me adaptar. O clima é muito agradável, tanto quando as pessoas, então acredito que não seja tão difícil se adaptar a Santa Barbara!
Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estudar no exterior?
Santa Barbara é uma cidade extremamente cara, mas é possível poupar dinheiro enquanto está lá. O primeiro de tudo é achar um lugar mais em conta para morar, pois apartamentos costumam ser a despesa mais alta, mas se procurar bem, você acha um lugar com preço acessível. Outro fator importante, é que muitos alunos internacionais costumam trabalhar dentro da faculdade, e esse dinheiro já ajuda muito os alunos a se sustentarem lá.
Como você acha que você se beneficiará do seu estudo no exterior?
Meu estudo no exterior me ajudará a crescer profissionalmente de uma forma muito mais acentuada. Minha experiência e aperfeiçoamento na língua inglesa será um diferencial muito forte quando eu retornar ao Brasil.
Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Um fator essencial para o processo de adaptação é ter uma mente aberta. Você com certeza irá se deparar com atividades que você não concorda ou é simplesmente diferente do que você está acostumado, mas isso é normal. Procure entender as diferenças culturais, para se adaptar melhor a elas, e tenha em mente que não é o país que tem que mudar para sua melhor adaptação, mas é você que deve mudar de acordo com a cultura do país.