Você está procurando uma experiência de estudo no exterior que é acessível, oferece experiência de trabalho relevante em seu campo de estudo e expande seus horizontes?
Estudantes brasileiros não procurem mais – o Canadá oferece todas estas oportunidades e muito mais. O Ciência sem Fronteiras, é o programa que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Ciência sem Fronteiras (CsF) é um programa de bolsa de estudos internacionais desenvolvido pelo governo brasileiro e setor privado para enviar 101 mil estudante universitários, de pós-graduação e de doutorado ao exterior para estudo acadêmico e para ganhar experiência na vida real.
O programa CsF do Canadá está entre os cinco melhores do mundo, prometendo receber 12.000 estudantes Brasileiros em faculdades e universidades de costa à costa. Atualmente, cerca de 4.000 estudantes têm participado desde o Outono de 2012. A primeira fase do programa está atualmente sendo concluída com a formação do grupo para setembro de 2015. A segunda fase do programa será lançada nos próximos meses, com a antecipação do primeiro grupo, prevista para ocorrer em 2016.
O Canadá coordena o segundo maior programa CsF do mundo, comprometendo-se a acolher 12.000 estudantes brasileiros em faculdades e universidades de costa a costa. Atualmente, mais de 3.300 estudantes já conseguiram suas vagas desde a primavera brasileira de 2012.
Uma vez garantida uma bolsa de estudos do seu governo, os estudantes brasileiros devem inscrever-se através do Canadian Bureau for International Education, (Bureau Canadense de Educação Internacional)e escolher três instituições principais. Uma vez selecionados, passarão de 12 a 16 meses no Canadá, adquirindo habilidades do idioma se necessário, participarão de estudos acadêmicos por dois semestres, em seguida, farão um estágio de pesquisa no setor privado ou na própria instituição de ensino.
Escolhas de estágios são infinitas desde trabalhar com grandes empresas multinacionais, viajar para locais de estudo para coleta de dados até gerenciamento de projetos de pesquisa.
Aqui está o relato de participantes do CSF sobre a sua experiência no Canadá:
“Eu tive a oportunidade de viajar para o norte do Canadá para coletar, registrar e sintetizar os dados de campo como parte de um curso de Ciências da Terra da Universidade Brock. Passar 10 dias no campo, falando apenas minha segunda língua, aprender sobre a cultura canadense e estudar geologia foi incrível. Para acessar nossas cabines, tinhamos que atravessar um rio de barco todos os dias. Isso foi legal!”
Guilherme Silveira, estudante de Ciências da Terra da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP , Estado de Minas Gerais, e participante do CsF.
“Estou imensamente grata pela oportunidade que o Programa Ciência sem Fronteiras proporcionou para a minha carreira e para a minha vida, que foram aperfeiçoadas eternamente.
Durante o meu estágio, trabalhei em projetos de preservação florestal e desenvolvimento econômico. Foi uma experiência maravilhosa para aprender em um país como o Canadá que usa a inovação e a cooperação entre as partes interessadas, governos e comunidades para superar os desafios do mercado e as mudanças climáticas.”
Anna Maria GC Lyra, estudante de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo, participante do CsF.
“Minha experiência no BlackBerry foi única. Eu não acho que eu teria tido a mesma experiência em qualquer outro lugar. Eu tive a oportunidade de experimentar como as coisas funcionam em uma grande empresa. Eu era capaz de ver como as decisões eram tomadas, como elas eram colocados em ação e como os resultados eram analisados. Em geral, eu tive uma grande experiência de trabalho como parte de uma equipe experiente e confiável”.
Flávio de Sousa Ramalho, estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
“Eu trabalhava para o Instituto de Desenvolvimento da Nova Escócia como assistente de pesquisa em Truro, Nova Escócia. Minha equipe trabalhou em ensaios de campo que consistiam na resistência a doenças. Fizemos experimentos para grandes empresas como a Monsanto, Syngenta e Pioneer, bem como para outras empresas regionais de sementes e para nossa própria pesquisa. Também fomos responsáveis por práticas de gestão, incluindo a contagem e organização de semente, pesagem de fertilizantes para diferentes experimentos, aplicações de pesticidas, avaliação de pragas e doenças, e auxilio na colheita. Esta oportunidade me proporcionou inúmeras experiências – foi simplesmente magnífico”.
[Esta foto foi tirada em Canning, Nova Escócia e eu estava no meio de um campo de trigo quase no tempo da colheita. Este foi um local que tínhamos que viajar 2 ou 3 vezes por semana, a cerca de 250 km do nosso escritório em Truro. Foi muito cansativo, mas todos os momentos que passei lá foram cheios de aprendizagem.]
Luiz Augusto Gazotto, estudante de Agronomia na Universidade Estadual Paulista, Estado de São Paulo e participante CsF.
Top Cinco Razões para estudar no Canadá
Educação de Alta Qualidade: Canadá desfruta de bolsas de estudo de classe mundial, pesquisadores globais de alto nível e instalações de primeira classe em suas faculdades e universidades. Muitas das nossas instituições proeminentes são destaques em rankings mundiais, como “Times Higher Education” (Educação Superior Times) e “Rankings of World Universities” (Rankings Acadêmico de Universidades do Mundo).
Quatro Estações do Ano Distintas: Há uma abundância de mitos sobre o Canadá como – aqui é sempre inverno! O Canadá é um país enorme, com diferenças de tempo e temperatura ao longo do ano. Você será capaz de experimentar quatro estações distintas, cada uma com um conjunto de atividades para desfrutar, ao ar livre ou em lugares cobertos.
Estabilidade Política e Ambiente Seguro: O Canadá é um país democrático, pacífico e estável, com uma taxa de criminalidade e violência baixa para os seus mais de 35 milhões de cidadãos.
Desastres naturais e agitação política raramente acontecem.
Bilinguismo: Você sabia que o Canadá é um líder mundial em treinamento de idiomas? Isso ocorre porque o Canadá tem duas línguas oficiais – inglês e francês – e ambas foram ensinadas ao longo dos sistemas de educação provinciais como segunda língua. Estudantes brasileiros têm a oportunidade de aprender um novo idioma e melhorar as suas competências linguísticas.
Multiculturalismo: Fato interessante- 1 em cada 5 canadenses nasceram fora do Canadá. Assim como o Brasil, o Canadá é um país de imigrantes. Imigrantes de todo o mundo construíram o Canadá como o país que é hoje. Você vai encontrar dezenas de línguas faladas em cidades grandes e pequenas e pessoas de todos os credos e etnias que compartilham suas culturas com suas comunidades através de festivais e eventos públicos.
Como se inscrever para o programa CsF
Vamos começar a sua viagem de estudos ao exterior para o Canadá. Nós esperamos encontrá-lo em uma de nossas dezenas de faculdades ou universidades em breve.
1. Você tem que se candidatar a uma bolsa de estudos do Governo do Brasil. Visite estes dois links para mais informações:
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao4
2. A próxima chamada para os participantes está prevista para acontecer nos próximos meses para o primeiro grupo do CsF 2.0. Informe-se! Continue de olho no site do CsF e fique ligado nos próximos maiores comunicados.
3. Uma vez que uma bolsa de estudos for concedida a você, a equipe CBIE irá responder e convidá-lo a selecionar as três principais instituições canadenses e prosseguir para conseguir uma vaga em seguida.
Contacte CBIE em csf@cbie.ca para todas as perguntas.
Boa sorte!