Guilherme Frassan – Programa CSF na University of Derby, no Reino Unido

Vir para o Reino Unido e para Derby foi uma grande experiência e, mais do que isso, uma surpresa, principalmente pelo incrível suporte dado à nós pelo International Student Centre e pela coordenação do Ciências Sem Fronteiras da universidade. O curso e a instituição são bem diferentes do que costumamos encontrar no Brasil, mas viver essas diferenças tem sido bastante interessante.

Guilherme Frassan Como parte do programa CSF, estou agora trabalhando em uma empresa. E acredito que isso será bastante importante para o meu desenvolvimento profissional e também como parte de toda a experiência de vir estudar no Reino Unido. A equipe do CSF na universidade sempre foi extremamente profissional, fornecendo todo o auxílio para que pudéssemos fazer um bom currículo, cartas de apresentação e fornecendo até treinamentos para as entrevistas de estágio (eu fiz 5 entrevistas e posso dizer que aprendi coisas diferentes com todas elas).

A empresa em que estou trabalhando hoje, ECS Engineering Services, tem sido muito acolhedora e, durante todo o tempo de trabalho, forneceu todo o suporte que precisávamos para que o trabalho desse certo. E esse suporte foi especialmente importante porque nosso projeto envolveu muito trabalho conjunto com os colaboradores da empresa, demandando tempo e dedicação por parte deles. Eles também nos deixaram decidir a melhor forma de conduzir o trabalho e nos deram liberdade para que trabalhássemos como quiséssemos. No final, acredito que entendo muito melhor como as empresas funcionam aqui no Reino Unido, ganhei muita experiência profissional e meu inglês melhorou muito. Me sinto muito mais confiante para trabalhar em outras empresas tanto fora do Brasil quanto no meu país.

E eu acredito que esse é um dos principais motivos para recomendar a University of Derby para os próximos candidatos do programa Ciências sem Fronteiras. Conversando com meus amigos brasileiros interessados em se inscrever para o programa, a experiência profissional e a oportunidade de estagiar fora do país é uma das principais razões para se inscrever no CSF.

De maneira geral, a experiência tem sido extremamente boa. O começo é sempre difícil, e para mim, principalmente por causa do meu Inglês. Eu tive alguns problemas até começar a escrever e falar tranquilamente. O custo de vida também foi outra surpresa positiva, muito menor do que o que eu esperava antes de chegar aqui.

Derby também foi outra boa surpresa. A universidade não foi a minha primeira opção durante a seleção em 2013, mas quando eu cheguei e depois de algumas semanas eu notei o quanto a cidade e a universidade eram receptivas e amigáveis, e se você quiser viajar durante o intercâmbio (e você irá!), a localização não poderia ser melhor, você pode viajar facilmente para todo o Reino Unido daqui. Além disso, a Universidade organiza diversas atividade, como churrascos e festas brasileiras, para reunir os estudantes, além de viagens culturais que nos permitem conhecer melhor a cultura britânica e europeia. O clima também não é nada como eu imaginava antes de desembarcar no UK. O país tem muitos dias de sol e mesmo o inverno não é tão rigoroso como em outros países. Hoje, eu adoro viver e estudar aqui e não me arrependo de ter vindo para Derby.

Essa é, de longe, a melhor experiência que eu tenho vivido em um bom tempo!