Que imagens vêm à mente quando você pensa no Canadá como destino de estudo? É neve? A natureza esplêndida? Justin Bieber? Ou nada?

Deixando a brincadeira de lado, o Canadá tem se tornado cada vez mais a primeira escolha para muitos estudantes brasileiros e de outros países. Desde 2001, o número de estudantes internacionais no Canadá aumentou em 94%, foram mais de 265 mil alunos em 2012 em todos os níveis de estudo. O Brasil é um dos países que mais envia estudantes ao Canadá, com mais de 1.165 jovens que frequentam a escola primária ou secundária. Mais de 6.200 estudantes foram inscritos com sucesso em faculdades e universidades canadenses através do programa de bolsas Ciências sem Fronteiras (CsF).

Há muitas similaridades entre o Brasil e o Canadá:

  • Multiculturalismo: um em cada cinco canadenses é de origem estrangeira e mais de 200 línguas são faladas como língua mãe (nota 1). A imigração ao longo da história moldou o país diverso que o Canadá é hoje – muito semelhante ao passado do Brasil.
  • História: os dois países têm um passado colonial e são notáveis.
  • Ascensão para a proeminência: o Canadá deriva muito da sua riqueza de seus recursos naturais abundantes e está desenvolvendo novas alianças com parceiros comerciais, incluindo o Brasil.
  • Anfitriões das Olimpíadas: o Canadá desenvolveu competências na construção de sua infraestrutura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver. Esse conhecimento pode ser útil para o Brasil, que em breve sediar os Jogos Olímpicos.

Por que estudar no exterior? Experiência global É o caminho

Fernanda Gonçalves Souza - Laurentian University - Microalgae Photobioreactors 3Comércio e mercados globalizados trouxeram lugares distantes para mais perto do que nunca. Os empregadores estão procurando uma mistura de competências interculturais (tais como as línguas, adaptabilidade, liderança e autossuficiência, somente citando alguns) para preencher as oportunidades no local de trabalho do futuro.

Morar em um lugar novo pode ser emocionante, mas também um desafio – viver fora de sua zona de conforto lhe permitirá desenvolver essas habilidades cruciais de vida. Além disso, você estará exposto a uma série de novas oportunidades as quais você nunca sonhou. Através do desenvolvimento de uma rede de contatos no Canadá você estará a par de oportunidades de trabalho e de pesquisa aqui e poderá contar para os seus colegas, ao voltar para o Brasil, sobre a sua experiência positiva “no Norte.” O simples ato de estudas no exterior fortalece os laços entre os nossos dois países.

Educação Promessa do Canadá – Acesso, Pesquisa e Experiência Prática

“Ser um estudante de intercâmbio no Programa de Ciências da Terra na Memorial University of Newfoundland foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. Meu projeto é em Geologia Planetária. As instalações aqui na universidade são simplesmente fantásticas; ela certamente irá fazer a diferença na minha carreira pois eu estou aprendendo técnicas não disponível na minha universidade no Brasil.”
– Bruna Maria Borba de Carvalho, Ciências da Terra, Universidade Federal de Pernambuco. Universidade anfitriã no Canadá: Memorial University.

O forte do Canadá é o seu foco em pesquisa básica e aplicada. Você sabia?

  • O Canadá é reconhecido como um líder mundial em pesquisa nas áreas de medicina clínica, as TIC, física, astronomia e ciências cognitivas (incluindo a neurociência e inteligência artificial)
  • O Canadá produz 4,1 por cento dos trabalhos de pesquisa de todo o mundo e cerca de 5 por cento dos trabalhos mais citados de todo o mundo, e ao mesmo tempo representam menos de 0,5 por cento da população do mundo (nota 2)
  • As universidades canadenses têm mais de 5.000 acordos de colaboração internacional com os seus homólogos de todo o mundo (nota 3)

Além disso, o modelo de ensino superior do Canadá difere de muitos outros países:

  • Professores são acessíveis – eles querem ajudá-lo a compreender o material
  • Discussão de temas e desenvolvimento de seus próprios pensamentos sobre o que você está aprendendo, a memorização não é a única maneira
  • A ênfase está no desenvolvimento de ligações entre o que você está aprendendo e a sua aplicação no “mundo real”
  • Aplicar seu conhecimento por meio de estágios e projetos de pesquisa no campus, com organizações e empresas é o nosso forte

Alta Qualidade e Experiência Personalizada

“Esta experiência no Canadá me colocou em contato com especialistas nas áreas de estudo que são da minha área de interesse como professores e outros profissionais que são conhecidos no mundo inteiro e que são autores de muitos livros que eu usei na minha universidade de origem no Brasil.”
– João Batista da Silva Júnior, Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo. Universidade anfitriã no Canadá: Universidade de Toronto

Comparado a outros países, o custo para estudantes internacionais é menor, e os candidatos ainda têm acesso a pesquisadores de classe mundial e instalações de instituições de ensino superior de renome internacional. O Canadá tem uma diversidade de opções de ensino superior, incluindo faculdades, institutos politécnicos e universidades, que oferecem uma infinidade de programas exclusivos e estilos de aprendizagem. Nenhum caminho para educação é o mesmo para duas pessoas. Esta diversidade permite que os alunos encontrem o programa e tipo de credencial (certificado, diploma, grau, grau avançado, etc) que é certo para eles.

Abrace uma nova língua, nova cultura

❝ Ter uma outra língua é possuir uma segunda alma.”
‒Charlemagne

O Canadá é um líder em treinamento de idiomas, devido à sua composição cultural da Francofonia (francês) e Anglofonia (inglês) de sua comunidades. Os alunos podem optar por estudar em inglês ou francês e desenvolver a fluência em um novo idioma – uma habilidade crítica para a comunicação em um mundo multicultural e global. Ao abordar a barreira do idioma, você pode fazer amigos com maior facilidade. Isso também fará que viagens e a interação com seus colegas no seu país de acolhimento uma experiência mais agradável.

Segurança e Diversidade

O Canadá é um país democrático, pacífico e estável, com uma taxa de criminalidade violenta baixo para os seus mais de 35 milhões de cidadãos. É um país construído sobre a imigração.

Na pesquisa de estudo internacional do CBIE, os seguintes fatores foram importantes ou essenciais em sua decisão de escolher o Canadá como destino de estudo:

  • Reputação do Canadá como um país seguro (80% dos inquiridos)
  • Canadá sendo uma sociedade tolerante e não discriminatório (77% dos inquiridos)

Quando você vem para estudar na instituição de sua escolha, lembre-se que você não está sozinho. Você receberá conselhos de escritório de serviços dos alunos a partir do momento que você aceitar a sua oferta de admissão. Além disso, nossos escritórios internacionais são experientes a integração de estudantes estrangeiros e fazemos com que eles se sintam bem-vindos em sua nova comunidade.

Vá em frente!

A experiência de estudo no exterior trará benefícios positivos para você no curto prazo – novos amigos, lembranças divertidas, aprendendo novas maneiras de resiliência, mais confiança em suas habilidades – e as oportunidades profissionais no longo prazo.

Para mais informações:

nota 1. Características linguísticas dos canadenses. Estatísticas do Canada.http://www12.statcan.gc.ca/census-recensement/2011/as-sa/98-314-x/98-314-x2011001-eng.cfm, 2011. 
nota 2. O Estado de Ciência e Tecnologia 2012
nota 3. http://www.aucc.ca/policy-issues/global-connections/