No Reino Unido, não faltam opções para quem escolheu Turismo como foco de seu intercâmbio, curso de graduação ou pós-graduação no exterior. Em 2012, havia cerca de 600 cursos de Turismo oferecidos, em todo o Reino Unido, por cem diferentes instituições educacionais de ensino superior (UCAS, 2012). Há duas décadas, em 1993, eram somente 36 instituições oferecendo cursos de graduação na área.

Atualmente, a maior parte dos cursos de graduação tem duração de três anos em tempo integral, mas alguns deles duram quatro anos, incluindo um ano de estágio remunerado. Se a opção for estudar Turismo no exterior em nível de pós-graduação, o estudante e intercambista também encontra no Reino Unido uma ampla variedade de cursos de especialização em Gestão de Turismo e Hotelaria (Tourism Management) e em outras áreas correlatas. Esses cursos têm duração de 12 meses para estudantes em tempo integral.

Há uma grande variação na nomenclatura dos cursos de graduação no Reino Unido que focam em Turismo. As definições abrangem desde cursos mais amplos como Gestão em Turismo (Tourism Management) e Estudos em Turismo e Negócios, (Tourism and Leisure Studies) até os mais especializados, como Gestão de Turismo de Aventura (Adventure Tourism Management) e Gestão de Turismo Gastronômico (FoodTourism Management). Adicionalmente, muitas universidades oferecem o curso de Turismo como parte de uma graduação combinada (combined honours degree), na qual os alunos podem estudar Turismo conjuntamente com outras matérias tão variadas como Dança, Mídia Digital e Psicologia.

As universidades britânicas ensinam Turismo como área específica em nível de graduação desde 1980. A maior parte dos programas de pós-graduação em Turismo no Reino Unido desenvolveu-se a partir de cursos já existentes nas áreas de Negócios e Administração, que se tornaram mais especializados no contexto da indústria turística.

Em termos de objetivos gerais da titulação em Turismo, os graduados nessa área devem estar preparados para enfrentar os desafios da crescente e cada vez mais competitiva indústria turística. Isso significa que graduados bem qualificados em Turismo devem ser capazes de oferecer conhecimento e habilidades altamente desenvolvidas aos empregadores do setor, de forma que essas organizações prosperem. Para alcançar essa meta, a maior parte dos cursos de Turismo incluem perspectivas tanto teóricas quanto práticas, combinando a abordagem sobre a estrutura e os problemas do turismo com o fornecimento das competências necessárias em administração e gerenciamento.

Graduados na área de Turismo assumem postos em diversas áreas, tanto no setor público quanto privado, incluindo os setores de hotelaria e viagens, e em órgãos locais. Os formados em Turismo também podem optar pela continuação de seus estudos com uma qualificação em nível de pós-graduação em Turismo ou em alguma área relacionada, na mesma universidade ou em outro local. Oportunidades também existem para estudo na área de pesquisa com o objetivo de titulação em mestrado (MPhil) ou doutorado (PhD).
image-for-tourism-studies
Na verdade, o crescimento na oferta de cursos de pós-graduação em Turismo no Reino Unido não deve ser negligenciado. Os primeiros cursos desse nível foram oferecidos em 1960 e, depois, muitos outros se seguiram a eles, na busca por formar graduados de alto calibre, com habilidades especializadas em planejamento, desenvolvimento e gestão no contexto do Turismo.

Então, por que um estudante não residente no Reino Unido decidiria que esse é o local ideal para cursar uma graduação no exterior em Turismo? Claramente, a ampla variedade de cursos e instituições disponíveis é o maior benefício para quem deseja fazer intercâmbio ou obter um diploma de graduação ou pós-graduação no exterior. Quer você prefira estudar no ambiente de uma grande cidade ou em uma universidade localizada em uma cidade com um campus menor e acolhedor, no Reino Unido há universidades para todos os gostos em todas as localidades, desde o Norte da Escócia até o Sul da Inglaterra, incluindo o País de Gales.

Como estudante internacional no Reino Unido, você poderá beneficiar-se com o aprimoramento de suas habilidades orais e escritas em inglês, assim como talvez optar por estudar, além do inglês, outra língua como parte de seu curso de Turismo. A oportunidade de estar com pessoas de todo o mundo também torna essa uma experiência de estudo culturalmente enriquecedora. É preciso ressaltar, ainda, que os cursos de Turismo focam em habilidades que podem ser usadas em outras áreas como Marketing, Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação, competências que são muito procuradas por outros setores da economia, realçando os amplos benefícios de uma qualificação em Turismo.

Melhorar a empregabilidade dos estudantes por meio de seus estudos acadêmicos é uma grande prioridade para todas as universidades britânicas. Ao estudar Turismo, o foco são as habilidades-chaves relacionadas à empregabilidade, que são críticas para o sucesso dos alunos. Dessa forma, estudar Turismo no Reino Unido realmente se torna uma ótima escolha a se fazer.
Association for Tourism in Higher Education (Associação para o Ensino Superior de Turismo)