A indústria química australiana emprega mais de 60 mil pessoas e contribui com $145 bilhões de dólares por ano para a economia australiana, juntamente com outras ciências físicas. A química continua sendo a maior disciplina científica única entre todas as disciplinas das ciências físicas.

A economia da Austrália depende fortemente do setor de mineração e precisa se transformar em uma base de fabricação sólida e a química estará fortemente envolvida nesta transição. Para fazer isso precisamos revitalizar áreas-chave do setor de manufatura, e a química é uma das áreas de investimento mais promissoras. Para continuar a ter impacto e relevância nos próximos dez anos, a Austrália precisa:

    • um sistema de educação em química vigoroso
    • um setor de P&D competitivo internacionalmente
    • um mercado coeso, bem conectado para novos produtos.

A Austrália tem capacidade para descobrir e desenvolver novos produtos químicos e possui experiência, especialização e recursos para combinar ou exceder seus vizinhos asiáticos em design, inovação e qualidade do produto. O sistema educacional de alta qualidade na Austrália e suas fortes disciplinas científicas, incluindo a química, ajudarão a desenvolver isso ainda mais.

chemist in australia

A Austrália é conhecida pela sua oferta de educação de alta qualidade e muitos cientistas conhecidos internacionalmente, particularmente químicos, têm origens na Austrália. Os diplomas de química na Austrália são credenciados pelo Royal Australian Chemical Institute e são reconhecidos em todo o mundo.

Mais de 600 mil estudantes internacionais estão atualmente estudando na Austrália. Existem muitos inscritos em programas de química, com uma proporção significativa deles concluindo programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. Esses alunos chegam de uma ampla gama de países asiáticos, incluindo particularmente China, Cingapura, Malásia, Indonésia, Vietnã, Índia, Sri Lanka, Bangladesh e Oriente Médio. A química, no entanto, atrai estudantes de, essencialmente, todos os países em todo o mundo.

A Austrália está entre os melhores lugares do mundo para viver e estudar. Parece ser um país muito descontraído, mas as pessoas estão trabalhando duro. O clima em toda a Austrália é muito diversificado, com o sul tendo invernos frios e verões leves, enquanto o norte tem invernos muito suaves e condições tropicais quentes no verão. A Austrália é adornada com beleza natural. A maioria das cidades está na costa e tem praias muito boas para nadar, fazer snorkel e surfar, enquanto o centro do país é conhecido como o interior vermelho. Na pesquisa “Cidades mais habitáveis do mundo” as cidades australianas se classificam consistentemente no top 10. Essas pesquisas são baseadas em avaliações de sua estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. A Austrália é um lugar muito seguro para viver e estudar.

De vital importância para um estudante internacional, a Austrália é culturalmente diversificada e dá as boas-vindas a convidados internacionais. Mais de 75% dos australianos se identificam com uma ascendência diferente da australiana como sua primeira resposta à questão do Censo de 2016; cerca de 3% dos australianos se identificam como aborígenes, ilhéus de Torres Strait ou ambos; e cerca de 45% relataram ter pelo menos um dos pais nascido no exterior (Australia Bureau of Statistics Censo de 2016).

chemicals

Os níveis de mensalidade variam significativamente e geralmente são estabelecidos por cada instituição. Estas taxas refletem o status da Universidade (geralmente com base em rankings internacionais) e a localização da instituição. Em geral, grandes instituições baseadas na cidade (em Melbourne, Sydney, Brisbane, Perth e Adelaide) e instituições mais tradicionais (> 100 anos) cobram as maiores taxas dos estudantes. Todas as instituições australianas devem cumprir o Australian Qualifications Framework e o processo de auditoria TEQSA que o acompanha. Isso significa que há uma avaliação contínua de todas as instituições que garante a educação de alta qualidade em todas as localidades.

Cursos de graduação em química geralmente (mas nem sempre, algumas instituições estão modificando suas ofertas de graduação de forma significativa, de modo que qualquer estudante interessado deve consultar as instituições de interesse para detalhes) compreende um estudo equivalente a três anos em tempo integral e é ensinado em inglês. Ao longo dos três anos, a química aumenta em complexidade, começando pela química geral no primeiro ano, e depois se concentra mais em áreas mais detalhadas onde o aluno pode se concentrar em suas áreas de interesse e experiência. Após o programa de graduação de três anos, a maioria das universidades oferece um programa de Honours de um ano onde um projeto de pesquisa é oferecido e o aluno estuda mais teoria de alto nível. Após o ano de Honours, muitos estudantes entram em um programa de PhD de três anos para estudar para obter seu doutorado. Este é o lugar de entrada para muitos estudantes de química internacionais que concluíram seus programas de graduação no exterior.

Recentemente, um Chemistry Decadal Plan (Plano Decadal de Química) foi revelado contendo um plano estratégico para a química na Austrália pelos próximos dez anos. O objetivo é avançar e promover o valor da excelência em química e educação química e pesquisa trabalhando em estreita colaboração com a indústria para promover a economia química.

Professor Peter Junk

Immediate Past President, Royal Australian Chemical Institute