Vamos conhecera Imelda Carlos de Timor-Leste que vai falar sobre sua grande aventura durante quarto anos estudo una faculdade em Grande Ilha do Havaí. Frequentou UH Hilo na semester da Primavera de 2013 após ganhado uma bolsa prestigia do integral do Centro Oeste (EAST WEST CENTER). Ela disse que a sua primeira impressão quando sabia que ela será indo para o Havai foi apenas esmagadoramente feliz, “que é como o meu destino de férias! Praticamente, eu tava quatro anos de férias no Havaí!! J O que poderia ser melhor do que estudar e viver no Havaí ao mesmo tempo? Penso ter gasto meu tempo sabiamente durante o tempo fiquei aqui no colégio e eu nunca perca uma oportunidade de estar ao ar livre, aprender novas habilidades, conhecer pessoas e institui rede, envolvendo em programas de serviço comunitário e voluntariado, adoptar as culturas e tambem tentando conhecer “pidgin” e apaixonei com o Havaí.”  Sendo uma pessoa de aventura ao ar livre, escolhendo o Havaí para estudar foi uma das suas melhores decisão, já que ela gosta de caminhar e gosta de com viver com a natureza. Portanto ela encontrou todas as lugares em toda a ilha do Havaí apenas naturalmente incrível como ela consegiu visitar 3 outras ilhas algumas vezes que ela encontrou um não consegue conquistar a outros. Para ter uma oportunidade encontradas com a ilha do Havai foi como privilégio para ela, “ser exterior, especialmente no Havaí é um privilégio e eu sempre desfrutar de encontrar coisas novas. Talvez, sendo em um campo com a lava vulcânica ainda fluida para o oceano foi o sensação mais emocionante e ser sempre atractivo na minha vista. Estando também na parte superior do “mundo” quando eu subia a Montanha majestosa de Mauna Kea e testemunhada a panorama mais pitoresca. No entanto, sendo cercado por pessoas que partilhavam o verdadeiro aloha é o meu favorite lugar no Havaí. O seu espírito“aloha” é a coisa que vou sentir mais falta ou saudades de todos!” disse a Imelda. Além da natureza o povo de Havaí são os maishospitaleiros também têm feito definitivamente a sua estadia tão memorável,

hilo students skydiving

Tornando sua viagem 5.700 milhas longe de casa, nunca lhe incomoda  para se sentir estranho lidar com o novo ambiente e pessoas, em vez ela sentiu como em casa com todas as suas experiências tinha, “é como a minha casa que encontrou o equilíbrio entre ser um estudante e um aventureiro. Eu também desfrutar de socializar com as pessoas daqui e de bom grado trocar histórias e experiências sobre quase tudo. Viver na grande ilha de aproximadamente quatro anos modelou a minha perspectiva e ampliar minha experiência através de se deparar com fatos fascinantes cada dia. Hilo, nomeadamente, conseguiu se tornar um local que oferece a mais confortável sala de condição em termos de menor custo de vida, o ambiente que aumenta a melhor estudo hábito e exercício ao ar livre e simplesmente as actividades sociais que me envolver e envolver no”. 

Com todas as satisfações da vida tempo experiências Imelda tinha adquirida durante o ano de sua faculdade no Havaí, ela é incentivar todos a vir e ter sua vez andando sobre seu tênis. “Eu recomendaria UH a pessoas, Hilo que são particularmente procurando diversidade enquanto estabelecendo conexão com a comunidade local. Tenho vivido em um lugar onde eu encontro pessoas de diferentes locais devido à cultura melting pot. Tenho sido aprender a abraçar a realidade de crescer rapidamente diversas comunidades na área eu vivo e a instituição educativa I participar.  Por isso tenho sido exposto a diversidade e a aprendizagem intercultural que me oferecem rica oportunidade para entender e experimentar o dinamismo e simultaneamente explorar a diferença.” 

Enquanto em relação à sua vida acadêmica, sendo um colégio nos pós-graduação; encontrou-a como um privilégio para mergulhar na Universidade do Havaí no Hilo devido a várias máximas previstas pelo sistema de ensino nos aqui, “o sistema de ensino nos EUA detém um excelente estado e estou contente de ter vivido quatro anos. Eu gosto da forma como ele oferece flexibilidade através da diversidade que oferece a estudantes internacionais como eu as opções para se especializar em meu desejável disciplinas. Estou certo de que o grande número de estudantes internacionais também são capazes de encontrar o direito de aplicar para sua formação acadêmica. Na parte superior do que o sistema de educação dos EUA, tenha de certa forma me ajudou a criar gradualmente a confiança e auto-estima que vivem na  cultura totalmente diferente. Esta experiência me fez vir para a constatação de que “abraçar” é um caminho rumo a uma maior aprendizagem prospectivo. Tenho um grande respeito para com a cultura americana e seus valores. Sendo estudante e parte da comunidade nos EUA foi também levantada a minha preocupação em direção nacional e global tópicos como; educação, saúde, direitos humanos, o feminismo, o conflito e a resolução, a cultura, a política, etc para além, engatar em tais discussões estimulantes forma minha perspectiva e a compreensão de como o sistema em Timor Leste se alinhar a lidar com estas questões.” adicionando para que,  acreditou  que o seu  desenvolvimento pessoal e profissional através da sua experiência de classe fora também desempenhar um papel chave essencial para a vida após a graduação. Portanto ela conseguiu desenvolver bem durante os últimos quatro anos e ela garantiu que tanto poderia ajudar a sua no crescimento pessoal e melhorar as oportunidades de emprego após a graduação. “Tenho não só os conhecimentos adquiridos e os conjuntos de habilidades relevantes na minha área de estudo, mas eu também aprendi continuamente fora da sala de aula, criada e mantida uma atitude positiva relativamente à aprendizagem para o desenvolvimento pessoal e profissional. Desafios irá sempre existir, a qualquer hora e em qualquer lugar, principalmente relacionadas com a carreira e o emprego. No entanto, estou determinado a satisfazer as qualificações específicas do meu trabalho pretendido. Penso que académicos/relacionamento profissional e redes são essenciais para meu sucesso. Isto é o que eu posso criar no topo do desenvolvimento pessoal e profissional.” 

hilo graduation

Durante sua fnossos anos de ser um excelente aluno em sala de aula, ela também profissionalmente capazes de demonstrar a sua aptidão para o trabalho por trabalhar no campus como assistente de um aluno no UH HILO Idioma Inglês Institute (ELI). Imelda graduada de UH Hilo na Primavera 2016 graduação com honra em Geografia e um certificado em estudos Ambientais e o  Planeamento Urbano. Ela está agora de volta ao seu país de origem e trabalhando como um co-pesquisador na pesca do Timor Leste. Ela é também a aplicação para Graduate School no domínio do planeamento urbano e regional na Universidade do Havaí em Manoa. Nos próximos anos, ela quis unir força com alguns experientes planejadores urbanos no Ministério das Obras Públicas em Timor Leste, que ainda na fase para melhorar o planejamento sistemático.

Big Island tinha oferecido Imelda mais do que ela esperava. A Comissária salientou que ela literalmente descobrir quem ela é verdadeiramente, explorando as oportunidades e fazer as coisas para si durante quatro anos a viver de forma independente em um país estrangeiro.

Obrigado Imelda para a pena viver experiências compartilhadas, desejamos-lhe boa sorte no seu futuro empreendimento.