A profissão de médico veterinário no Reino Unido tem uma longa história que começou com a fundação da primeira escola de veterinária de Londres em 1791. A profissão evoluiu muito desde aquela época, quando os interesses eram amplamente centrados em cavalos devido às necessidades do exército. Agora o Reino Unido possui uma comunidade veterinária diversificada e próspera, com variados e importantes deveres de preservar a saúde e bem-estar dos animais e a saúde pública. Isso cria uma enorme variedade de oportunidades de carreira para veterinários qualificados e faz deste país um ótimo lugar para estudar.
No momento, há sete universidades no Reino Unido que oferecem cursos de medicina veterinária acreditados pela Royal College of Veterinary Surgeons (conselho administrador da profissão de médico veterinário no Reino Unido, no qual todos os veterinários que desejam exercer a profissão no Reino Unido devem ser registrados). São elas Bristol, Cambridge, Edinburgh, Glasgow, Liverpool, London (the Royal Veterinary College) e Nottingham. A University of Surrey também oferece um curso de veterinária e recebeu seu primeiro grupo de alunos de veterinária em 2014. Esse novo curso está passando por um processo de aprovação a tempo para a primeira formatura em 2019.
Os cursos superiores possuem cinco anos de duração (seis anos em algumas universidades) e os requisitos de entrada, tanto em termos de matérias quanto de notas requeridas, variam de escola para escola. Porém, é esperado de todos os estudantes que aplicarem para o curso que mostrem o seu compromisso com a profissão, tendo experiência de trabalho relevante, por exemplo numa clínica, numa fazenda, em canis ou num centro de regaste de animais. Os custos também variam de escola para escola, mas estudantes internacionais de fora da União Européia precisam estar dispostos a pagar até cerca de £38,000 (trinta e oito mil libras esterlinas) por ano pelas mensalidades e ter um orçamento para custos com moradia, o que pode custar um adicional de £7-10,000 (sete a dez mil libras esterlinas) por ano.
Um diploma de Medicina Veterinária não somente lhe dá a oportunidade de trabalhar numa clínica, mas também pode ser um passaporte para diversas carreiras diferentes, em casa ou no exterior. Por exemplo, você pode acabar participando de uma pesquisa científica, entrando para as indústrias farmacêutica ou de nutrição animal, viajar para o exterior com projetos sobre a vida selvagem, trabalhar no governo para manter a biossegurança e saúde pública, numa clínica privada lidando com casos de especialistas em ambientes de alta tecnologia ou como um professor ou pesquisador de uma universidade.
Um curso superior de veterinária no Reino Unido lhe permitirá a exercer a profissão de médico veterinário no Reino Unido e em lugares ainda mais longe, como a Austrália e a Nova Zelândia. Algumas escolas de veterinária também são acreditadas pela American Veterinary Medical Association, colocando os graduados na mesma posição que os alunos que estudam nos Estados Unidos e Canadá.
Os estudantes de veterinária são orientados por grandes estudiosos que compartilham sua pesquisa através de seu ensino e as escolas investem pesado em equipamentos e facilidades de última geração para os seus alunos. Há uma forte ênfase no ensino clínico e prático, e todos os alunos devem concluir um período de extensão como parte do seu diploma. Esses estágios são realizados em diversos contextos da medicina veterinária e o objetivo é permitir que os alunos obtenham experiência em primeira mão sobre a abrangência do papel do médico veterinário e como os veterinários operam na “vida real”.
Ao estudar no Reino Unido, você terá a oportunidade de conhecer a cultura do país. As escolas de veterinária estão localizadas dentro ou nas proximidades de umas das cidades mais agitadas e você terá acesso ao lindo e diversificado interior da cidade. O Reino Unido tem algo a oferecer para qualquer tipo de pessoa. Independentemente se sua preferência for ou não pela música, história, esportes, artes, teatro ou cinema, você irá encontrar o que gosta aqui!
Se você deseja saber mais, acesse o site das escolas de veterinária aqui: http://www.educationuk.org/global/.
Dr Chris Warman
Head of Veterinary Education
Royal College of Veterinary Surgeons