O Reino Unido é um ótimo lugar onde estudar farmácia pois continua a ser um dos líderes mundiais de pesquisa, inovação e desenvolvimento de medicamentos, otimizando o cuidado com a saúde e uso de medicamentos. Esse conhecimento e inovação estão concentrados nas universidades do Reino Unido e serão ensinados a você por líderes acadêmicos.
Cursos de farmácia garantem que os alunos se tornem especialistas em medicamentos e seus usos. Os cursos farmacêuticos dão aos alunos o conhecimento e entendimento da química, farmacologia de medicamentos e também biologia, patologia e diagnóstico da doença. Os alunos aprendem sobre como as drogas são formuladas e fabricadas para serem efetivas e como são absorvidas pelo corpo e eliminadas. Alunos também podem aprender a se comunicar efetivamente com os pacientes, assim eles recebem o melhor cuidado possível e fazem uso do medicamento da melhor forma.
A educação farmacêutica no Reino Unido se transformou desde 2012 para que todos os cursos fossem integrados. Isso significa que os alunos têm contato desde cedo com os pacientes, todos os cursos têm algumas colocações de trabalho de curta duração e se asseguram que os alunos interajam com outros profissionais da saúde (médicos, enfermeiras, técnicos farmacêuticos). Integração significa que os estudantes podem aprender sobre ciências ao lado de pacientes que enfrentam aspectos da farmácia clínica. O estilo de ensino nos cursos do Reino Unido também é moderno: assim como aulas e aplicação prática, existe um uso extensivo de workshops, trabalho em equipe e outras inovações educacionais que têm por objetivo suportar todos os estudantes, inclusive os internacionais, tanto para que sejam bem sucedidos nos seus estudos quanto para que disfrutem do aprendizado. Há uma ênfase forte no desenvolvimento de habilidades para a vida inteira e profissionalização ao longo do curso. Todos os cursos de MPharm dão aos alunos oportunidades de aprendizado individuais, que incluem levar adiante um projeto de pesquisa ou dissertação, normalmente no fim do ano. Os alunos também são estimulados a fazer bom uso do seu tempo fora da sala de aula em trabalho voluntário na comunidade, fazendo estágios profissionais adicionais e se envolvendo em esportes e associações estudantis.
A educação farmacêutica no Reino Unido prepara os alunos para ganhar conhecimento e habilidades para se darem bem em todas as possíveis carreiras para farmacêuticos, tanto na comunidade farmacêutica, quanto em farmácias hospitalares, indústria, pesquisa ou estudos de pós-graduação.
O diploma de farmácia no Reino Unido é chamado de MPharm, sendo um programa de 4 anos de estudo universitário. Não existe um equivalente no Reino Unido para o programa BPharm: no Reino Unido, os 4 anos de estudo qualificam os alunos com um Masters degree (MPharm), sem se graduar com um diploma de bacharel antes. Atualmente há 31 universidades no Reino Unido que oferecem o MPharm (https://www.pharmacyregulation.org/education/pharmacist/accredited-mpharm-degrees). Cada programa de MPharm tem a qualidade garantida pela sua própria universidade e também pelo conselho General Pharmaceutical Council (GPhC), o órgão regulador independente da profissão no Reino Unido. A acreditação do GPhC garante que cada graduado de cada programa de MPharm no Reino Unido alcance o padrão educacional necessário. Por essas razões a qualidade do diploma de MPharm no Reino Unido e seus formandos é reconhecida globalmente.
Ao redor de 3.000 alunos se matriculam nos programas de farmácia todos os anos no Reino Unido, com ao redor de 15% vindos de outros países. O Reino Unido é uma sociedade multicultural, diversa e aberta que está dando as boas vindas aos alunos internacionais. Estudar no Reino Unido dará a você a oportunidade de viver a sua rica cultura.
Cada universidade estrutura suas próprias taxas internacionais e os requerimentos para admissão em cada uma variam, então o principal conselho é buscar nos sites das universidades e não ser tímido! Aplicantes em potencial devem entrar em contato com o time de admissão nas escolas farmacêuticas pelas quais se interessaram e encontrarão pessoas que ficam felizes de explicar e ajudar ao longo do processo de aplicação para visto, admissão na universidade, requerimentos e demais informações. Escolas de farmácia normalmente entrevistam os aplicantes do exterior, com frequência por Skype. Por conta da natureza integrada do MPharm, perguntas na entrevista não são só sobre química e biologia ou cálculo, mas também devem incluir perguntas sobre a sua experiência profissional relacionada à farmácia e uma avaliação da sua atitude e valores pessoais, se estão alinhados com os do UK National Health Service que se aplicam à profissão de farmacêutico: trabalhar juntos como pacientes, respeito e dignidade, compromisso com a qualidade do cuidado, compaixão, melhorar as vidas e todos importam.
Para se registrar como um farmacêutico no Reino Unido e ser permitido praticar a profissão, os alunos do país devem obter uma graduação de Masters of Pharmacy (MPharm) e também passar por um treinamento prático e supervisionado em uma clínica, com duração de 52 semanas, antes da formatura e antes de passar pelo exame nacional do GPhC. Alunos do exterior normalmente voltam para casa depois dos seus 4 anos de graduação e, neste caso, eles não se registram no Reino Unido. Trabalhar como farmacêutico no seu país de origem é uma profissão regulada pelo órgão regulatório nacional, não pelo GPhC do Reino Unido. Cada país determina requerimentos adicionais para os alunos formados no exterior poderem exercer a profissão no seu país, inclusive aqueles com um diploma acreditado pelo GPhC.
Alunos do exterior que se formam de um curso de 4 anos MPharm também podem aplicar para estágios antes da formatura no Reino Unido e se tornar farmacêuticos registrados no país usando o mesmo sistema que os alunos nativos, a não ser por regras de visto e quantidade de lugares disponíveis. Aplicantes do exterior precisam levar em conta que enquanto as escolas farmacêuticas do Reino Unido irão apoiar os seus alunos nas suas aplicações, nenhuma garantia de estágio pode ser feita, pois a seleção é competitiva.
Há cursos no Reino Unido para estudantes de outros países em que um estágio de 52 semanas está incluso antes da formatura. Para esses cursos de 5 anos, os alunos no fim dos 5 anos se qualificam tanto como graduados de MPharm quanto como farmacêuticos aptos a exercer a profissão no Reino Unido. Ao contrário dos diplomas de 4 anos, a universidade tem um papel chave em encontrar um estágio antes da formatura. Há atualmente 5 universidades que têm cursos de 5 anos com treinamento integrado ou intercalado que aceitam aplicantes internacionais:
Keele University, University of Birmingham, University of Bradford, University of East Anglia, University of Nottingham.
Da parte da Pharmacy Schools Council
Professor Marcus Rattray, Deputy Chair of Pharmacy Schools Council.
Head of School, University of Bradford School of Pharmacy and Medical Sciences