Estudando Ciências da Saúde na Austrália
À medida que as pessoas em todo o mundo vivem mais do que nunca, o envelhecimento da população aumenta e a tecnologia traz novas oportunidades na área da saúde. Sendo assim, as ciências da saúde oferecem muitas oportunidades de carreira em saúde clínica e comunitária. Segundo as Nações Unidas, o número de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo deverá atingir mais de 2 bilhões até 2050. Por isso, espera-se que o número de cargos em saúde aumente em todo o mundo à medida que a população cresce. Somente na Austrália, espera-se que a assistência médica e social tenha a maior área de crescimento de empregos até 2023.
Então, porque estudar ciências da saúde na Austrália? A Austrália tem a reputação de “país de sorte” – um estilo de vida descontraído, mais de 10.000 praias, bom tempo durante todo o ano, nossa vida selvagem única e custo de vida acessível. 5 das 30 melhores cidades estudantis do mundo estão na Austrália; com base no mix de alunos, acessibilidade, atividade do empregador e qualidade de vida. O governo australiano apoia intensamente os estudantes internacionais com o governo federal fornecendo mais de US $ 200 milhões por ano em bolsas de estudo para estudantes internacionais. A Austrália é também o terceiro destino mais popular do mundo para estudantes internacionais. 8 das 100 melhores universidades do mundo são australianas. Existem mais de 260 idiomas falados na Austrália e cinco das 40 principais cidades com a melhor infraestrutura urbana do mundo estão na Austrália. Não admira que a Austrália seja o quarto país mais feliz do mundo!
As ciências da saúde cobrem uma série de disciplinas como fisioterapia, farmácia ou terapia ocupacional, bem como aquelas focadas na saúde da comunidade, como saúde pública, movimento humano ou nutrição. Muitas universidades australianas figuram entre as 50 melhores universidades do mundo em saúde.
A maioria das universidades australianas oferece um ou mais cursos de graduação e pós-graduação em ciências da saúde. De grandes universidades como as The University of Sydney, The University of Queensland ou a Monash University, a universidades multi-campus como a University of South Australia, Curtin University ou Griffith University, ou universidades regionais como Charles Sturt University ou James Cook University, Existem muitas universidades e locais para escolher. Muitas universidades oferecem alguns de seus assuntos on-line para que você possa acessar os materiais do curso e se comunicar com seus professores e colegas. Com tantas opções de estudo, combinadas com o estilo de vida australiano, é fácil ver por que 88% dos estudantes internacionais estão satisfeitos ou muito satisfeitos com sua experiência de estudo e morando na Austrália.
Os programas de graduação em ciências da saúde têm geralmente 3 ou 4 anos de duração e são ministrados em inglês. Os programas de pós-graduação variam de 6 meses a 2 anos, dependendo do nível de qualificação e de créditos que você possa ter do curso de graduação. Alguns programas exigem que os alunos completem o estágio profissional como parte do curso, portanto, verifique os requisitos do programa antes de solicitar a admissão. Geralmente, são os programas clínicos que levam ao registro profissional em um organismo de acreditação, que deve ser mantido durante toda a sua carreira de saúde. Experiência prática é uma excelente maneira de utilizar seus conhecimentos e habilidades aprendidas em sala de aula e trabalhar diretamente com os clientes. Muitas universidades também oferecem oportunidades de trabalho não clínicos e comunitários, para preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho.
Programas populares nas ciências da saúde incluem:
- Exercício e Ciência do Esporte: Compreender o impacto que a atividade física tem sobre os parâmetros biológicos, psicológicos e sociais da vida humana.
- Ciência médica da radiação: Diagnostique e / ou trate lesões e doenças através de imagens médicas de alta qualidade e radiação.
- Nutrição: Avaliar e comunicar a consciência da nutrição e qualidade dos alimentos como determinantes do bem-estar humano.
- Terapia Ocupacional: Trabalhe com as pessoas para atingir seus objetivos e otimizar seu estilo de vida, administrando as restrições causadas por lesão ou doença, incluindo limitações relacionadas ao envelhecimento ou ao desenvolvimento.
- Farmácia: Entenda ciências biológicas, químicas e farmacêuticas, para desenvolver as habilidades necessárias para a prática de farmácia ética.
- Fisioterapia: avalie, trate e previna distúrbios e lesões do movimento humano.
- Podologia: diagnosticar e tratar distúrbios do pé e membros inferiores.
- Saúde Pública: Desempenhar um papel no setor da saúde e especializar-se em áreas como saúde ambiental, promoção da saúde, políticas de saúde, etc.
- Fonoaudiologia: Trabalhar com crianças e / ou adultos na avaliação e tratamento das necessidades de comunicação e deglutição.
Muitas universidades oferecem diplomas duplos, combinando duas áreas disciplinares, como movimento humano e nutrição, que permitem aos alunos unir múltiplos interesses e entrar em uma variedade de profissões após a formatura.
O número de estudantes internacionais variam, dependendo da demanda pelo programa e reputação da universidade. Todas as universidades oferecem apoio dedicado aos estudantes internacionais, incluindo suporte ao estudo, grupos e atividades sociais. É importante trabalhar com seu agente para determinar o melhor programa e universidade para você, com base em seus interesses, aspirações de carreira e situação financeira.
As universidades australianas estão em conformidade com a Australian Qualifications Framework e são reguladas pela Tertiary Education Quality and Standards Agency. Essas agências independentes garantem que as qualificações universitárias em toda a Austrália sejam nacionalmente reconhecidas e consistentes. Além disso, a TEQSA garante a proteção dos interesses dos estudantes de ensino superior. Todos os diplomas universitários na Austrália devem atender aos padrões AQF e TEQSA, e são obrigados a reacreditar seus programas a cada sete anos. As universidades australianas devem atender aos Education Services for Overseas Students Act 2000, que é regulamentado pela TEQSA. Muitos programas de saúde também devem ser acreditados por um corpo profissional, para garantir um currículo abrangente e relevante.
Como a pesquisa em saúde e novas tecnologias oferece novas e excitantes oportunidades, agora é a hora de estudar as ciências da saúde na Austrália; que produziu 15 laureados com o Prêmio Nobel e abriga a mundialmente famosa Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO). O Australian Council of Deans of Health Sciences (ACDHS) está na intersecção entre saúde e educação. Com a adesão de universidades em toda a Austrália, estamos bem posicionados para fornecer informações sobre as demandas que a futura força de trabalho da saúde enfrentará. Estamos ansiosos para recebê-lo na Austrália em breve.
Professor Esther May, Presidente do Conselho Australiano de Decanos de Ciências da Saúde