Islene Façanha
Estudando quase 3 anos em Lisboa (Portugal) comecei a encontrar meus paraísos nessa terra distante de casa. Um dos meus paraísos favoritos encontra-se na Serra da Arrábida. A arrábida fica aproximadamente 50km de Lisboa e é um lugar ótimo para visitar no verão. É uma região classificada como de conservação da natureza e é uma reserva biogenética instituída pelo Conselho da Europa*.
Quando fui a primeira vez, não fazia ideia da beleza que me aguardava. Fui com um grupo de amigos franceses e portugueses e até hoje lembro da minha reacção boquiaberta ao pararmos no ponto mais alto da estrada e admirarmos a vista de lisboa, Sintra e adjacências. Minhas descobertas não aconteceram somente com a natureza avistada no alto das montanhas da Árrábida, foi também com uma pequena praia chamada de “ portinho da arrábida”. Um pedacinho do céu. O acesso até a praia é complicado porque não há transportes públicos próximo. O acesso é majoritariamente de carros e para chegar até a praia é realizada uma breve caminhada subindo e descendo ladeiras em ruas estreitas. Porém, é compensador.
O portinho da arrábida é uma pequena aldeia localizada a 14 km de Setubal e tem uma atmosfera muito praiana e é um porto seguro dos viajantes em Portugal. Um lugar calmo, com poucas casas ao redor, o mar é calmo, sem ondas e com um vento relaxante ao final da tarde. Mas não se deixe enganar, as águas do portinho são bem geladas. O local foi definido como uma das 7 maravilhas de Portugal. Confirmo que a praia é realmente magnífica. A beleza e fragilidade da praia contrasta com a robustez da serra da arrábida com suas montanhas, falésias e rica biodiversidade.
A serra da arrábida proporciona diferentes entreterimentos, como além da praia, tem lugares para camping, para picnic, tem um convento na serra da arrábida que abre para visitação após marcação, farois no alto da serra e o parque nacional e sua natureza. É um lugar muito atrativo e que transmite a sensação de paz e relaxamento. Após um semestre de aula, é um lugar perfeito para os estudantes relaxarem e se encantaremcom as belezas que Portugal tem para oferecer.
*Fonte: Parque nacional da arrábida azeitao.net/arrabida/pna/fichat.html