Cursos superiores de Engenharia no Reino Unido

Cursos superiores de Engenharia no Reino Unido

 

Engenharia é uma área bem ampla, com muitas disciplinas distintas. Os futuros engenheiros estarão cada vez mais em demanda para resolver os desafios complexos enfrentados pela humanidade no mundo inteiro. No Reino Unido, essa amplitude se reflete numa ampla variedade de tipos e títulos de qualificação em engenharia. Em termos gerais, os principais tipos de cursos disponíveis são a nível de bacharelado e mestrado. No nível de bacharelado (primeiro ciclo), há cursos de BSc ou BEng, enquanto que o mestrado (ou os cursos do segundo ciclo) possuem programas de MEng ou MSc. Os cursos BSc ou BEng são geralmente cursos de tempo integral com duração de três anos (quatro anos na Escócia); o curso MEng possui duração de quatro anos (cinco anos na Escócia); e os cursos MSc de tempo integral geralmente possuem duração de doze meses. Também há sempre opções de curso de meio período e cursos à distância disponíveis.

Ao decidir qual curso escolher, a primeira decisão que você deve tomar é em relação à disciplina, como engenharia química, mecânica ou civil. A maioria dos cursos de primeiro ciclo e MEng focam na disciplina ligada ao título do curso desde o início, apesar de haver alguns exemplos de cursos superiores mais gerais, onde a especialização cobre mais engenharia geral durante um ou dois anos. Estão disponíveis também cursos interdisciplinares.

Os cursos de MSc variam bastante em sua natureza e objetivo. Alguns oferecem a oportunidade de se aprofundar em aspectos mais específicos ou se aplicar numa disciplina mais abrangente na qual você já possui um diploma de primeiro ciclo. Outros cursos reúnem diferentes disciplinas da engenharia ou sub-disciplinas no estudo de um tema específico ou de uma aplicação específica da engenharia, enquanto que uma outra categoria possa ser de fato multi-disciplinar.

Cursos superiores de Engenharia no Reino Unido

Muitos estudantes de engenharia pretendem trabalhar como engenheiros profissionais e se tornarem profissionais qualificados junto ao Engineering Council, o órgão regulador da profissão de engenharia. Além de possuir registros nacionais em diversas categorias da engenharia, como Incorporated Engineer (IEng) ou Chartered Engineer (CEng), o Engineering Council estabelece e mantém as normas da profissão. Essas normas são reconhecidas internacionalmente e elas definem de forma ampla o padrão requerido de competência para qualquer pessoa que pretende se qualificar profissionalmente como um IEng ou CEng.

Fazer um curso de engenharia é o caminho que a maioria das pessoas que desejam conquistar o status de IEng ou CEng escolhe para demonstrar sua implícita formação e conhecimento. Se o seu curso for acreditado, isso significa que o programa tem se submetido à fiscalização por um júri de estudiosos e representantes industriais. Eles vêem se o curso oferece algumas ou todas as competências, formação e habilidades explícitas para um eventual registro junto ao Engineering Council como um engenheiro profissional qualificado. Ter um status de credenciado lhe proporciona uma garantia de que o curso têm cumprido as normas estabelecidas pela profissão.

No Reino Unido, a maioria dos cursos de engenharia são acreditados, e possuir um diploma credenciado significa que o processo de se tornar um profissional qualificado será bem mais simples. No entanto, ainda é possível se tornar um profissional qualificado através de um curso não acreditado – pode demorar um pouco mais, pois você pode ter que passar por uma avaliação pessoal realizada por uma instituição profissional de engenharia.

Cursos superiores de Engenharia no Reino Unido

Se você estiver interessado num curso que não está listado pelo Engineering Council como acreditado, vale a pena ver com a universidade. Pode ser que uma visita para o credenciamento tenha acabado de acontecer e está a espera de uma decisão, ou a universidade pode estar prestes a aplicar para o credenciamento do curso. De vez em quando, o credenciamento pode ser retroativo. Porém, não é obrigatório que um curso de engenharia seja acreditado no Reino Unido, e ás vezes uma universidade decide não fazê-lo.

Se você pretende se tornar um profissional qualificado, após a graduação você vai precisar de um período mais extenso para prática e experiência (geralmente conhecido como desenvolvimento profissional). É quando você trabalha para desenvolver as competências e responsabilidades necessárias.

Embora os cursos acreditados atendem as normas limiares, não significa que todos eles sejam o mesmo. Os cursos variam, por exemplo, no alcance de seus contatos com a indústria, nas oportunidades para uma temporada no exterior ou na indústria, na quantidade de projetos ou trabalhos externos e como você será avaliado, e você precisa conferir os prospectos de cada um para mais detalhes.

Se você pretende voltar a trabalhar ou se tornar um profissional qualificado (ás vezes chamados de licenciados) no seu próprio país, você deve ver também se há algum requisito específico neste país em relação aos cursos credenciados. Alguns países publicam uma lista de cursos do Reino Unido que são reconhecidos. Em alguns casos, essa lista é publicada pela autoridade profissional ou reguladora de engenharia no país.

Obter um diploma credenciado na área de engenharia ou tecnologia é o primeiro passo para se tornar um engenheiro profissional qualificado. Portanto, vale a pena o esforço em tomar a decisão certa!

Links úteis:

A Engineering Council’s Academic Courses Accredited Database (ACAD) http://www.engc.org.uk/education-skills/course-search/acad/

Benefícios do registro www.engc.org.uk/benefits