Cursos e intercâmbio no exterior relacionados a Esporte e Ciência do Exercício Físico estão crescendo em popularidade. Esta matéria aborda os programas oferecidos nessas áreas e as oportunidades para quem opta por estudar na Irlanda com foco nessa carreira.
A Irlanda é um país com uma rica e orgulhosa tradição esportiva. O sucesso que os competidores irlandeses tem obtido, nacionalmente e internacionalmente, geralmente contradiz o pequeno tamanho do país. A população irlandesa é louca por esportes e tem ávido interesse pelas performances de seus principais atletas. Adicionalmente, há uma crescente consciência e reconhecimento do importante papel que as atividades físicas e desportivas podem desempenhar na promoção da saúde e do bem-estar da sociedade na Irlanda. Em reconhecimento a isso, nos últimos anos, um grande número de cursos de graduação e pós-graduação relacionados à ciência dos esportes e da saúde foi criado nas instituições de ensino superior do país.
Estudar na Irlanda a ciência dos esportes e da saúde é aprender por meio de uma abordagem integrada, que une aspectos teóricos e práticos de diversas disciplinas e tópicos, incluindo: anatomia, biomecânica, nutrição, fisiologia, psicologia, sociologia e promoção da saúde.
Cientistas ligados ao campo dos esportes e do exercício estudam, pesquisam e fornecem recomendações sobre fatores científicos que influenciam o esporte e o exercício. A partir desse conhecimento detalhado, eles podem oferecer recomendações especializadas (baseadas em pesquisas) para aperfeiçoamento do desempenho individual ou de uma equipe. Eles também desenvolvem métodos avaliativos, criando exercícios e programas de treinamento. Esses programas podem ser de natureza terapêutica, técnica, fisiológica ou psicológica, cobrindo áreas como reabilitação por meio de exercícios, preparação psicológica para competições, análise de movimentos, considerações dietéticas e treinamento de resistência.
Na Irlanda, estudar em cursos na área de Ciência do Esporte e do Exercício Físico fornece uma base ampla de conhecimento, competências e experiência para aqueles que desejam prosseguir uma carreira relacionada a:
-
- Esporte (treinadores, trabalho com desenvolvimento esportivo, apoio por meio da ciência do esporte, indústria esportiva);
- Saúde (promoção da saúde, reabilitação cardíaca, aconselhamento sobre saúde nas empresas).
Quem se forma nesse campo geralmente trabalha como agente de desenvolvimento esportivo tanto em nível local, quanto regional e nacional. Envolve-se em uma variedade de funções, incluindo: desenvolvimento e implantação de programas e estratégias que buscam aumentar participação, aperfeiçoar habilidades, desenvolver técnicos e melhorar os padrões da prática de treinadores. Há ainda oportunidades crescentes para que os graduados consigam empregos como técnicos esportivos. Exige-se que os técnicos tenham capacidade para desenvolver e aperfeiçoar o desempenho individual e de uma equipe e formados que trabalham como treinadores possuem uma ampla compreensão de todos os aspectos do desempenho esportivo de um esporte em particular.
Os graduados nessa área também trabalham como consultores de exercícios físicos em programas especializados em ginásios, clubes esportivos e academias de ginástica. Para ajudar os clientes a atingir suas metas, eles desenham e administram métodos apropriados de avaliação. Após compilar e interpretar os resultados dessa avaliação, montam programas e exercícios adequados, que podem abordar tanto aspectos técnicos, quanto fisiológicos ou psicológicos.
Estudar na Irlanda um curso desse tipo também fornece oportunidades para estudos e pesquisas em uma grande variedade de áreas relacionadas, incluindo fisioterapia, nutrição, clínica de exercícios, resistência e condicionamento, treinamento e educação.