Cursos de Mineração na Austrália
Prof Peter Dowd Professor of Mining Engineering and Executive Director, Mining Education Australia
Os produtos da mineração são essenciais para o mundo todo. A mineração fornece as matérias-primas para quase tudo o que utilizamos no dia-a-dia – energia para luz, aquecimento e resfriamento; equipamentos e fertilizantes para agricultura; componentes para eletrônicos e comunicações; metais e materiais para caminhões-pipa que entregam água e cabos que entregam eletricidade; materiais de construção para casas, cidades e rodovias; componentes para aparelhos, equipamentos e sistemas de suporte médicos que sustentam a nossa saúde. Na verdade, a cada minuto do nosso dia-a-dia, há uma baixa probabilidade de não entrarmos em contato com produtos possivelmente feitos de mineração. Esse crítico e decisivo papel da mineração significa que ela é fundamental para as economias mundiais e para o bem-estar de todas as pessoas.
A Austrália é um dos países líderes mundiais em mineração e um dos maiores exportadores de produtos minerais. A Austrália também é um dos destinos mais populares para estudantes internacionais. Em 2014, aproximadamente 590.000 estudantes do mundo inteiro vieram estudar na Austrália – desses, 110.000 entraram num curso superior em uma universidade. Estudantes internacionais que se formam em universidades Australianas são elegíveis a um visto que os permite permanecer na Austrália por um período de 18 meses após a graduação para ganhar experiência de trabalho profissional, concluir um ano profissional ou melhorar suas habilidades de língua Inglesa.
Engenharia de Minas é a profissão que avalia, desenha e opera minas. Uma formação universitária em Engenharia de Minas fornece o treinamento educacional para engenheiros de mineração profissional e cobre uma ampla variedade de áreas incluindo geologia, matemática, economia, gerenciamento, finanças, direito, segurança e os aspectos sociais e ambientais da mineração. Além das carreiras óbvias relacionadas diretamente à mineração, os graduados em engenharia de minas são empregados também por bancos, agências governamentais, agências de desenvolvimento nacionais e internacionais, firmas de engenharia civil, empresas de software e empresas de fornecimento de equipamentos e fabricação.
Os estudantes que estudam Engenharia de Minas na Austrália têm a vantagem distinta de estudar, possivelmente, ao lado da maior, mais diversa e dinâmica indústria de mineração do mundo. Isso proporciona um curso ativamente e constantemente informado e atualizado pela indústria (com palestras de pessoal da indústria e visitas às minas), uma ampla variedade de estágios de férias e muitas oportunidades de emprego após a graduação.
A Mineração é uma grande indústria internacional e algumas das maiores empresas internacionais de mineração do mundo são sediadas e/ou operam na Austrália. Além de fornecer acesso à melhor prática mundial em operações de mineração, também é oferecida a possibilidade de viajar e trabalhar em outros países e, talvez, até trabalhar nos países de origem dos estudantes internacionais.
Um excelente exemplo da grande interação próxima entre a indústria de mineração Australiana e as universidades Australianas é a Mining Education Australia (MEA), que foi fundada em parceria com o Minerals Council of Australia (representando mais de 85% da indústria de mineração Australiana). A MEA é uma sociedade conjunta (joint venture) da University of Adelaide, Curtin University, the University of New South Wales and the University of Queensland e é financiada e apoiada pelo Conselho dos Minerais. Seu principal objetivo é entregar um curso nacional colaborador de Bachelor of Mining Engineering (Bacharelado de Engenharia de Minas) e atualmente produz cerca de 85% dos graduados em engenharia de minas da Austrália. A MEA também compõe uma das maiores concentrações de pesquisa de engenharia de minas do mundo e fornece recursos incalculáveis de pesquisa e desenvolvimento para a indústria de mineração. Além da MEA, os cursos de Bachelor of Mining Engineering também são oferecidos na Austrália pela University of Wollongong, Monash University and Federation University.
Um curso de Engenharia de Minas de uma universidade Australiana é acreditado pela Institution of Engineers Australia. Isso garante que o curso atende aos padrões nacionais e internacionais. A acreditação australiana também cumpre com vários acordos internacionais, o que significa que o curso de Engenharia de Minas Australiana é reconhecido pelo mundo como um componente educativo satisfatório a nível de Engenheiro Profissional. Os graduados em Engenharia de Minas são membros garantidos do Instituto de Engenheiros Austrália no relevante nível de carreira e desfruta dos privilégios recíprocos dos corpos profissionais equivalentes fora da Austrália.