Cursos de Ciências Sociais existem em todas as 40 universidades australianas, proporcionando ampla gama de escolha aos que desejam estudar essa área em seu intercâmbio ou curso de graduação ou pós-graduação na Austrália. A maior parte do ensino e pesquisa está relacionada às distintivas características do país: uma ilha continental pouco habitada; uma sociedade formada por colonizadores europeus e que possui uma forte presença indígena, uma alta taxa de imigração e uma grande diversidade étnica; uma avançada democracia com sistema de governo federalizado; uma próspera economia de comércio, baseada na exportação de commodities.
A Ciência Social australiana é, dessa forma, muito presente em campos como estudos ambientais, demografia, estudos aborígenes, multiculturalismo, estudos de gênero, história, política e economia. Também é aplicada em cursos como Filosofia e Estudos Internacionais, especialmente sobre o Leste e o Sudeste Asiático.
Na Austrália, as Ciências Sociais desenvolveram-se no contexto da organização dos cursos em departamentos separados, organizados em faculdades distintas. Assim, os departamentos de Antropologia, Geografia, História, Linguística, Filosofia, Política e Sociologia faziam parte das faculdades de Humanidades. Economia, Educação e Direito formavam faculdades específicas, e Psicologia era, em alguns locais, integrada às faculdades de Ciência e ou mesmo Medicina.
Esse tipo de arranjo tem sido substituído por novas estruturas organizacionais. As escolas multidisciplinares estão se tornando comuns. Disciplinas acadêmicas têm gerado campos de estudo aplicado e cursos profissionalizantes e técnicos estão se expandindo. Consequentemente, estudos em gestão empresarial agora atraem maior número de inscrições que ciência da economia, enquanto escolas de políticas públicas passaram a operar conjuntamente com departamentos de política. A mesma tendência é aparente no campo da pesquisa, com a formação de institutos e centros multidisciplinares.
Na Austrália, para se obter um diploma universitário, são necessários três anos de estudo, com um quarto ano adicional dedicado a um projeto de pesquisa, caso queira-se graduar com honra (honours degree). Se você optar por estudar na Austrália, precisará completar uma graduação principal (major), formada por uma sequência de unidades com um semestre de duração, no âmbito de um determinado curso. Porém, há uma grande liberdade para escolher disciplinas de outras cadeiras. Uma variada gama de cursos de pós-graduação mais especializados também é oferecida, usualmente consistindo de dois anos de duração. Muitos deles são profissionalizantes, voltados tanto para atender o mercado interno quanto internacional.
O Conselho de Pesquisas Australianas (Australian Research Council) é a principal fonte pública de incentivo à pesquisa e oferece vários tipos de subsídios para centros, projetos e bolsas de estudo. Isso inclui incentivos em parceria com a indústria, que são complementados por pesquisas encomendadas. A titulação de alto nível em pesquisa (mestrado, doutorado) é apoiada por um grande número de bolsas de estudos, concedidas gratuitamente aos cidadãos australianos.
O número de pessoas que vêm de outros países para estudar na Austrália com o objetivo de obter titulação de alto grau é menor do que os que procuram o país para cursos de graduação e intercâmbio, mas está crescendo. Vários programas de pesquisas governamentais incluem colaboração internacional, que é marca do trabalho atual no campo das Ciências Sociais. Todas as universidades australianas conduzem tanto ensino quanto pesquisa, de forma que ambos o currículo e a pedagogia enriquecem-se com a atividade de pesquisa.
Também há uma crescente ênfase na pesquisa interdisciplinar tanto no âmbito interno das Ciências Sociais, quanto na forma de parcerias com as Ciências Naturais e Biológicas. Dessa forma, as Ciências Sociais na Austrália são parte de programas de organizações públicas de pesquisa, como a Organização de Pesquisa Científica e Industrial (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), que possuem um papel proeminente em estudos ambientais, saúde pública e inovação industrial. Esses padrões de atividade têm, por sua vez, consequências na empregabilidade. Muitos graduados em Ciências Sociais seguem carreira nos setores público e privado e um número cada vez maior trabalha no crescente setor da economia do conhecimento.
Academy of the Social Sciences in Australia (Academia de Ciências Sociais da Austrália)