Em julho de 2011, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff anunciou a criação de um programa inovador de bolsa de estudos conhecido no Brasil como “Ciência Sem Fronteiras”, e, nos Estados Unidos, como o “Brazil Scientific Mobility Program (BSMP).” As bolsas são concedidas para alunos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e campos da Matemática (STEM) para um ano de estudos nos Estados Unidos.
Esta iniciativa, administrada pelo Instituto de Educação Internacional, faz parte do maior esforço do governo brasileiro de conceder 100.000 bolsas de estudo aos melhores alunos do Brasil para estudo no exterior nas universidades mais importantes do mundo. O programa oferece uma experiência de intercâmbio em uma faculdade ou universidade dos EUA para um grupo diversificado de líderes emergentes de estudantes brasileiros, ampliando o intercâmbio acadêmico e de pesquisa entre os EUA e o Brasil.
Por que os EUA?
Opções acadêmicas: Os EUA é o lar da maioria das melhores universidades do mundo e abriga o maior número de estudantes no Brazil Scientific Mobility Program. Universidades dos EUA estão na vanguarda da tecnologia e técnicas educacionais e disponibilizam aos seus alunos os melhores equipamentos e recursos. Universidades americanas oferecem uma rica variedade de atividades acadêmicas, culturais e esportivas para complementar a experiência educacional.
Diversidade: Os Estados Unidos são como um caldeirão de misturas. Cada estado e cidade tem sua própria personalidade, cultura e clima, e cada um é o lar de populações de todo o mundo. Os estudantes que vivem na paisagem do deserto do Arizona e Novo México podem tomar um trem ou ônibus de algumas horas a nordeste e ir esquiar no Colorado, ou algumas horas a noroeste e ir surfar na Califórnia. Há muitas novas experiências para viver e pessoas novas para conhecer em todos os lugares, e cada aluno retorna ao Brasil com uma visão diferente e apreço pela cultura e costumes americanos.
Os melhores Estados acolhedores até março 2014:
Aprendizagem de línguas: Para os alunos cuja comunicação em inglês precisa de desenvolvimento adicional, antes de começar o estudo acadêmico, existem várias opções para a aprendizagem do idioma inglês. Há cursos de curta duração e opções de cursos mais longos, e os alunos são colocados em instituições e em programas que podem ajudá-los a alcançar os seus objetivos acadêmicos e de aprendizagem de línguas. O Intensive English oferece excelentes serviços de apoio e podem ajudar a facilitar a transição para estudos universitários nos Estados Unidos.
Aprendizagem Profissional e Experimental: Como parte do BSMP, os alunos elegíveis têm a oportunidade de participar de um estágio, realizar pesquisas, ou observação (o que chamamos de Formação Acadêmica), que está diretamente relacionada ao campo de estudo do aluno, supervisionado por um profissional da indústria. Formação Acadêmica ocorre durante os meses de verão, e os estudantes podem trabalhar com qualquer número de anfitriões, incluindo corporações internacionais, organizações sem fins lucrativos locais, e instituições de pesquisa. Algumas das oportunidades de formação acadêmica mais cobiçadas existem em empresas multinacionais, prestigiados museus e fundações.
Serviços de suporte: Os sistemas de imigração e da universidade pode ser difícil de manobrar para estudantes internacionais que vêm para os EUA pela primeira vez. IIE oferece serviços de suporte abrangentes para ajudar com a imigração estudantil, posicionamento e preocupações financeiras. Isso inclui o preenchimento do formulário e instruções para a obtenção de um visto J-1 Visitante de Intercâmbio, a colocação em universidades com base na preferência do aluno e melhor preenchimento do DS-2019, e distribuição do financiamento de todos os alunos. Durante os dias programados “Dia do Visto” no Brasil, o pessoal IIE estarão prontos para distribuir documentos de imigração e facilitar o processo de imigração do aluno, bem como responder a quaisquer perguntas que os estudantes possam ter.
Quer juntar-se aos milhares de outros estudantes brasileiros que estudam no exterior, nos Estados Unidos? Visite www.iie.org/bsmp para mais informações.