friends

Se você está pensando em estudar no exterior, mas acha que pode ser difícil fazer amigos, não se preocupe. De várias maneiras, conhecer gente na condição de um estudante internacional é muito mais fácil. Aqui vão cinco dicas para se socializar e fazer amizades duradouras.

 

  1. Orientação

 

Ir até a Orientação é opcional – e pode ser meio entediante –, mas é uma boa maneira de conhecer alunos de outros países antes que eles se enturmem em algum grupo. Assim que você conhecer um estudante que sinta afinidade, faça um convite para tomar um café ou dar uma volta no campus. Eles acabaram de chegar, então, é bem improvável que já tenham planos. E caso tenham, talvez te convidem para fazer parte.

 

  1. Certifique-se de ter um celular funcionando o quanto antes

 

Em alguns países, obter um chip de celular pode ser uma dor de cabeça, envolvendo papelada. Em outros, basta encontrar uma loja de conveniências para adquirir um. De todo modo, isso deve estar na sua lista de prioridades, de modo que você não deixe de fazer parte de programas espontâneos.

 

  1. Faça parte de clubes estudantis

 

Toda universidade que se preze terá um clube estudantil com atividades para você se tornar um membro. Pode estar alinhado com seus hobbies ou garantir descontos em um pub: haverá oportunidades para fazer novos amigos. Uma boa ideia é fazer parte de grupos que não são predominantemente formados por estrangeiros – assim, você aumenta as chances de fazer amizades “locais”.  

 

  1. Tenha colegas de apartamento

 

Mesmo que muitos morem sozinhos e ainda tenham uma vida social ativa, se você está em outro país e em uma nova universidade, ter colegas de casa, seja no alojamento ou em um apartamento compartilhado, é uma ótima forma de conhecer gente nova. Mesmo não tendo muito em comum com as outras pessoas, certamente haverá a oportunidade de sair com os novos colegas e conhecer seus amigos – e em breve, conhecer alguém que você tenha mais afinidade.   

 

  1. Faça planos para conhecer o novo país

 

Se você fizer amigos, mas não sair com a frequência que gostaria, organize passeios diurnos para fazer turismo, conhecer a gastronomia local, ir às compras ou a bares e baladas. Não fique tímido e convide seus amigos “locais” também. Eles podem te dar dicas de restaurantes que eles ouviram falar e gostariam de conhecer, exposições de arte, feiras de livros (talvez estejam em busca de uma companhia para ir) ou até mesmo “cartões postais” desse novo lugar que ainda não conheçam, mesmo tendo vivido nessa cidade a vida inteira.